Sandoval chega acompanhado de Agnolin, mas nega acordo: Amastha estreita apoio

Apesar de Sandoval ter chegado acompanhado de Agnolin, ele negou que esse seja seu vice. Amastha deve declarar apoio ao governador nesta 6ª, após reunião com grupo do PP Metropolitano...

Agnolin, Amastha e Sandoval em coletiva
Descrição: Agnolin, Amastha e Sandoval em coletiva Crédito: T1 Notícias

O governador Sandoval Cardoso (SD) chegou à coletiva de imprensa do prefeito Carlos Amastha (PP) no final da tarde desta quinta-feira, 26, acompanhado do deputado federal Ângelo Agnolin, mas não confirmou que ele seja o candidato a vice-governador na sua chapa ao Governo. Sobre o apoio de Amastha, Sandoval declarou que “ele ainda não decidiu e deixou essa emoção para amanhã [sexta-feira]”.

“Nós vamos descobrir isso na segunda-feira, na nossa convenção. Exite uma discussão em torno de alguns nomes e espero que a gente possa resolver essa discussão sem nenhum desentendimento”, disse Sandoval desconversando sobre Agnolin ser seu vice.

Agnolin também desconversou a indicação. Disse apenas que a vontade é muita, “é um sonho” e que se a possibilidade vier será bem vinda. “No entanto o governador precisa de liberdade para fazer essa escolha para facilitar a eleição em seu todo”, disse. Ele disse que “não fez nenhuma articulação para conseguir o cargo”.

 

Eduardo Gomes ao Senado

Ao falar sobre a possibilidade de o deputado federal Eduardo Gomes ser o candidato ao Senado, Sandoval disse que “o governador fez a carta, mas ele continuará a ser uma pessoa que ajuda. Estamos discutindo a questão do Eduardo da mesma forma que estamos discutindo a do vice-governador”. Já Amastha desconversou a afirmação que havia dado anteriormente, de que em palanque com Siqueira ele não subiria, ao falar do possível apoio caso o candidato seja Eduardo Gomes.

“Eu nunca diminui a imagem do ex-governador Siqueira Campos” e declarou: “ele foi o único que teve a capacidade de recuar nessa familiocracia que estávamos enfiados nos últimos 25 anos, quando retirou seu nome a candidato a senador, nome fortíssimo, e o senador Eduardo Siqueira Campos também ter retirado o seu nome da majoritária”.

Amastha não perdeu a oportunidade de alfinetar a senadora Kátia Abreu: “veja se as outras famílias pensam desta forma. Um dizendo que vai ser sua esposa [o candidato]; uma mãe que diz que é meu filho, meu outro filho, mas só ele [Siqueira] tinha condição de dar esse presente ao Tocantins".

Ele afirmou que Siqueira Campos deu a oportunidade da oxigenação política do Tocantins com sua saída do cenário e que não subiria em palanque com ele naquela época, justamente porque ele não estaria deixando a política oxigenar.

 

Amastha com Sandoval

Amastha disse que caminha para apoiar Sandoval, mas não confirmou ainda o apoio. Ele disse que naquela época entendeu que o PP apoio de forma muito apressada o partido, “eu não mudei de ideia. Só achei precipitado, poderia ter esperado”.

As condições para que Amastha apoie Sandoval, segundo afirmou, estão na participação ativa de uma gestão conjunta entre o Governo e a Prefeitura de Palmas.

Uma reunião com membros do PP está marcada para esta sexta-feira, às 14 horas. O apoio a Sandoval deve ser anunciado ao fim do encontro. “Essa declaração de apoio pode acontecer amanhã [sexta-feira]”.

Outra condição exigida por Amastha para apoiar Sandoval é ter um palanque exclusivo para a presidenta Dilma Rousseff. “E ele fará campanha para o Aécio Neves. Eu não abro mão de ter um palanque único para a presidenta Dilma Rousseff. O meu grupo vai trabalhar com muito empenho nessa reeleição. Isso é uma exigência, queremos um palanque próprio do nosso grupo para Dilma”.

Ainda disse que o apoio condiciona uma agenda mínima de compromissos de gestão. O prefeito também negou que tinha condicionado o apoio a Sandoval se Andrino fosse o vice da majoritária. “Chegou a se ventilar isso no sentido de que seria bom se nós misturássemos o nosso DNA, mas [...] o Tiago tem o projeto dele”, para deputado federal.

Andrino declarou ao Portal T1 Notícias que não se trata de uma condicionante para o apoio. Apenas que o tempo do grupo do PP Metropolitano foi diferente do PP Regional. Ele negou a indicação a vice e disse que nesta 6ª o grupo deve ter seu posicionamento. 

 

 

Comentários (0)