Em entrevista exclusiva ao Portal T1 Notícias, o deputado estadual Eduardo Mantoan fala sobre o sucesso e impacto do programa Saúde Metropolitana, uma iniciativa que tem gerado muita expectativa na comunidade de Palmas e região dos arredores. O parlamentar ainda comenta sobre a recente criação da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Palmas, a defesa da implementação prática das regiões metropolitanas e os desafios enfrentados no legislativo.
Além disso, foi discutida a parceria política e pessoal com a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, e as críticas que essa relação gera. Mantoan também conta sobre a recente filiação do deputado Júnior Geo ao PSDB e as expectativas para as próximas eleições.
Confira:
Deputado, como o senhor avalia o impacto do programa Saúde Metropolitana desde sua implementação?
Fui surpreendido pela grande repercussão social e política do programa Saúde Metropolitana, programa abraçado pela prefeita da capital. Essa iniciativa trouxe transformações estaduais, com inúmeros pedidos de secretários municipais e prefeitos para a inclusão de novas cidades, além de agradecimentos de pacientes pelo fim da espera de até dez anos.
De que forma o senhor recebeu a notícia da criação, por parte do Estado, de uma pasta voltada para a região metropolitana?
Recebi com satisfação a criação da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Palmas, decisão assertiva do governador Wanderlei Barbosa e considerada um bom caminho para o bem coletivo dos tocantinenses. Acredito que a pasta fortalece uma iniciativa que tomei há dois anos, partindo do que foi estabelecido pela legislação há uma década, sem ser implantado de fato.
O que motiva sua defesa do funcionamento na prática das regiões metropolitanas?
Esta é uma bandeira de campanha que levanto na Assembleia Legislativa desde o primeiro dia: defender a integração entre os serviços das cidades com a capital como centro. Propus a PEC nº3/2023, para que sejam estabelecidas as diretrizes para a gestão das regiões metropolitanas e solicitei uma audiência pública sobre o tema.
O Saúde Metropolitana é uma solução relativamente simples, mas que ainda não havia sido tomada por nenhum parlamentar do legislativo estadual nos 35 anos de história da capital. É no mínimo curioso esse “desinteresse” na destinação de emendas pelos próprios políticos eleitos com base eleitoral em Palmas, concorda?
Respeito as decisões anteriores, mas quis fazer diferente. O Saúde Metropolitana é uma soma de esforços que, por meio da emenda de R$ 2 milhões, só neste ano de 2024, 7 mil pacientes devem se beneficiar. No primeiro mutirão atendemos 500 pessoas, com mais 500 previstas no próximo.
As críticas sobre suas frequentes referências à prefeita Cinthia Ribeiro na tribuna da Aleto vão influenciar sua postura?
Ela é minha esposa e mãe dos meus filhos. Somos parceiros na vida e no trabalho pelo melhor para Palmas e Tocantins. No Saúde Metropolitana, essa parceria e a gestão sensível são fundamentais. As críticas recentes são equivocadas e antidemocráticas, apenas com o intuito de desmoralizar o mandato cumprido integralmente com eficiência e transparência, comprovadas na prática e por pesquisar sérias.
Falando em ano eleitoral, o deputado e pré-candidato à sucessão da atual gestão, Júnior Geo, veio para o PSDB a seu convite?
Foi uma decisão compartilhada com a presidente do Diretório Estadual e prefeita Cinthia. O PSDB, com 36 anos de contribuições, está pronto para conduzir o desenvolvimento do país com diálogo, preparo e políticas públicas eficientes, unindo os brasileiros, promovendo a inclusão e reduzindo as desigualdades. No Tocantins, iremos para as convenções com um número expressivo de pré-candidatos de fato comprometidos com a população, e não, com seus interesses pessoais. Os nossos diferenciais estão na credibilidade, na história, no legado e nas melhorias que a gestão do PSDB faz na vida das pessoas.
Comentários (0)