Saúde Municipal apresenta contas do 2º quadrimestre de 2023 na Câmara de Palmas

O relatório de prestação de contas foi detalhado pelo secretário Executivo da Saúde, Daniel Borini Zemuner. Ele destacou que dos valores investidos em Saúde, 57% são de recursos municipais

Crédito: Chico Sisto/Ascom CMPalmas

A Câmara Municipal de Palmas realizou na manhã desta quinta-feira (28) Audiência Pública para apresentação do Relatório de Prestação de Contas do 2º quadrimestre de 2023 sobre as Ações e os Serviços de Saúde da Gestão dos Programas do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

O relatório de prestação de contas foi detalhado pelo secretário Executivo da Saúde, Daniel Borini Zemuner. Ele destacou que dos valores investidos em Saúde, 57% são de recursos municipais, somando R$ 62.177.934,54. Além da apresentação referente a valores e serviços prestados, o secretário falou sobre as reformas que estão sendo feitas em Unidades de Saúde da Família (USF) na quadra 603 Norte, Taquari, Aureny II, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sul, além de ordem de serviço para obras em outras unidades. Já as capacitações e atividades educacionais da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (FESP), foram apresentadas pelo atual presidente, André Pugliese da Silva.

 

O presidente da Casa de Leis, vereador Folha (PSDB), ressaltou os números apresentados no relatório e elogiou a saúde pública de Palmas. “A Saúde realizou mais de dois milhões de atendimentos, enquanto nós temos em Palmas aproximadamente 320 mil habitantes, ou seja, estamos atendendo sete vezes a quantidade da nossa população. Além disso, foram R$ 110 milhões em investimentos destinados à saúde do município, então temos que reconhecer todo o trabalho que a gestão está fazendo, e os problemas, porque todo Município enfrenta isso, vão sendo sanados com empenho e dedicação”, defendeu.

 

Após a apresentação do relatório, os presentes puderam usar a tribuna para apresentar os seus questionamentos quanto à questão de medicamentos, servidores e melhoria nas infraestruturas, dentre outras. Usaram a tribuna o Promotor de Justiça, Thiago Ribeiro Franco Vilela, o defensor Público e coordenador do NUSA (área da saúde), Freddy Alejandro Solorzano Antunes, a representante da OAB/TO e membro da Comissão Especial de Saúde, Bruna Correia Lima Linhares, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antônio Granjeiro Saraiva, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Heguel Belmiro, e os vereadores Rubens Uchôa (União), Rogerio Freitas (PSD), Joatan de Jesus (Cidadania), Jucelino Rodrigues (PSDB), Major Negreiros (PSDB), Eudes Assis (PSDB) e Nego.

Comentários (0)