Secretário do PP afirma que partidos da extinta 3ª Via podem fechar com Sandoval

O convite do governador Sandoval Cardoso ao PP para compor chapa para as eleições deste ano foi confirmado. Com exceção do PT, os partidos da extinta 3ª Via também caminham para fechar com Sandoval

Secretário do PP, Robson Ferreira
Descrição: Secretário do PP, Robson Ferreira Crédito: T1 Notícias

O secretário geral do PP no Tocantins, Robson Ferreira, confirmou ao T1 Notícias que os partidos da extinta terceira via declaram que vão continuar com o partido e devem fechar com o governador Sandoval Cardoso (SD). O secretário disse que o PP deve tomar sua posição até o final da semana, mas conforme informações de fontes do Portal, o acordo já está selado.

Robson Ferreria admitiu que o presidente do partido, deputado federal Lázaro Botelho, foi convidado pelo governador do Estado Sandoval Cardoso (SD) para compor chapa para as eleições deste ano. O encontro aconteceu em Brasília na última semana. “O convite existiu, é oficial”, disse.

No entanto, o secretário negou as informações de que um novo encontro aconteceria nesta tarde para selar a união dos partidos. “Não teve e não haverá essa reunião”, afirmou. Robson Ferreira confirmou que Sandoval esteve na casa da ex-prefeita de Araguaína, Valderez Castelo Branco. “Ele foi lá procurar o deputado, mas ele não estava”.  O T1 Notícias foi informado de que o apoio do PP ao SD teria sido selado lá.

 

Sem problemas

De acordo com Robson Ferreira o próprio Lázaro Botelho já admitiu que não vê dificuldades em apoiar a candidatura de Sandoval Cardoso. “Além de não ter dificuldades, existem algumas afinidades. São pessoas que tem uma boa relação pessoal. O próprio Amastha já deu declarações nesse sentido”, disse.

O secretário afirmou ainda que o PP não faz uma política de retrovisor ao admitir que se o candidato do Governo fosse Eduardo Siqueira Campos, a situação seria bem mais difícil, mas com Sandoval é diferente.

“A gente acredita que o Sandoval vem apresentando tanto uma maneira de administrar quanto de pensar o Estado diferente. Mas não deixamos de saber que ele faz parte da base do Governador do Siqueira”, disse.

O secretário também afirmou que “nós estamos tratando de outra pessoa. Ele tem apresentado uma discussão diferente, forma de ver o Estado diferente. Estamos discutindo com quem vai administrar o Estado. A gente não tem essa dificuldade. Não tem porque a gente ficar olhando pelo retrovisor. É em torno desse projeto é que nós estamos conversando”.

 

Reunião

De acordo com o secretário do partido, o presidente Lázaro Botelho veio a Palmas para se reunir com os partidos que compunham a chamada terceira via, que o próprio secretário admitiu ter se desfeito. “Viemos para nos reunir com os partidos da nossa aliança”.

A reunião aconteceu nesta manhã entre o secretário, o prefeito Carlos Amastha, Lázaro Botelho, com o deputado César Hallum do PRB, que também já teria declarado apoio a Sandoval, Donizete Nogueira (PT), Júlio Cesar Brasil (PT) e Tiago Andrino (PP).

Segundo Robson Ferreira, com exceção do PT, os demais partidos, inclusive o PRB não vê problemas em se unir ao SD para apoiar Sandoval. “Nós fizemos uma série de avaliações sobre o cenário e uma série de possibilidades e os partidos vão continuar dialogando”.

Outra decisão acertada entre os partidos é que eles “seja para onde for, estaremos apoiando a reeleição da presidenta Dilma Roussef”, confirmou Robson.

 

Conversa com o PROS

Segundo o secretário, o presidente tem uma reunião marcada para esta terça-feira, 20, com o presidente do PROS, senador Ataídes Oliveira.

 

Saída de Roberto

Robson Ferreira afirmou que a candidatura de Roberto Pires não era apenas em torno dele. “A nossa preocupação é como conseguir conduzir essas mesmas bandeiras”, disse.

O secretário afirmou que a saída de Roberto Pires se deu em virtude de uma situação pessoal que o partido, no início, acreditava que seria solucionado a tempo, mas não deu. “Ele deixou de ser candidato porque está em reuniões familiares, dando assistência total a família. Ele não tem tempo sequer para estar aqui”.

Ainda de acordo com o secretário o projeto do PP está em duas vertentes que é a industrialização e a modernização da gestão pública. Frisou que caso o PP venha a compor com o SD, ainda há questões a ser resolvidas com relação as proporcionais, “quem tem peso nessas coligações”.

 

Comentários (0)