Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas é aberta com audiência pública na Aleto

Evento teve a palestra “Estatísticas do aumento de usuários de drogas nos 18 principais municípios TO, consequências e efetivação das políticas públicas”, ministrada por Ricardo Ribeirinha

Crédito: Clayton Cristus

A Semana  Nacional de Políticas sobre Drogas foi aberta na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) com a realização de uma Audiência Pública para discutir as políticas públicas sobre essa temática no Tocantins. Solicitada pela deputado Moisemar Marinho (PSB), a audiência ocorreu nesta segunda-feira, 26, no plenário da Aleto, com ampla apresentação de palestras. Entre elas, “Estatísticas do aumento de usuários de drogas nos 18 principais municípios do Estado do Tocantins, consequências e
efetivação das políticas públicas”, ministrada pelo palestrante Ricardo Ribeirinha, representante do Instituto Recriar Vidas.  

 

Em suas considerações, ele falou sobre a importância do fomento às políticas educacionais como forma de prevenção. Ribeirinha, que já ocupou vários cargos públicos no Tocantins, a maioria relacionados ao protagonismo juventil e à política antidrogas, ressaltou que é preciso acelerar essas políticas, pois a criminalidade está numa velocidade muito superior a elas. 

 

Outros temas abordados, foram os “Aspectos gerais da legislação sobre drogas no Brasil”, com o procurador de Justiça do Mato Grosso do Sul, Sérgio Harfouche; e “Universidades federais e seu papel na prevenção ao uso e tráfico de drogas”; com o professor Fernando José Ludwing – PhD, adjunto de Relações Internacionais da Universidade Federal do Tocantins.

 

A audiência pública discutiu problemas relacionados a atuação no âmbito da prevenção e persecução penal para traçar parcerias com o objetivo de executar ações educativas de combate ao uso indevido de drogas, fomento e apoio aos dependentes químicos, na justificativa do parlamentar autor do requerimento.
 


O deputado Moisemar Marinho falou sobre o aumento da violência no Tocantins, especialmente em Palmas, com reflexo no uso de drogas. “Ficou bem claro que todos os crimes são relacionados a facções, às drogas. Estamos passando por um momento de dificuldade em relação à Segurança Pública. Precisamos chamar essa discussão para o Parlamento e fortalecer a Segurança Pública no combate ao uso de drogas em todo o Estado do Tocantins, não somente nesta Semana Nacional de Combate e
Prevenção às Drogas”.


Participaram da audiência o deputado Federal Eli Borges (PL-TO), os deputados estaduais Vanda Monteiro (União Brasil) e Júnior Geo (PSC), representantes do sistema estadual de justiça, secretários de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), Deusiano Amorim; e de Segurança Pública do Estado do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira; e representantes das Polícias Federal, Militar e Civil e da sociedade civil organizada.

Comentários (0)