Seminário de Gestão Pública é realizado em Miracema do Tocantins

Situação socioeconômica da cidade, cadastramento dos gestores setoriais e apresentação de leis que regem a administração pública foram discutidos. A meta é adequar a gestão seguindo a lei.

A prefeitura de Miracema do Tocantins realizou na manhã dessa quarta-feira, 16, no auditório da câmara, o 1° Seminário de Capacitação. O evento que teve como tema principal Gestão Pública contou com a participação da prefeita Magda Borba (PR), do vice-prefeito, Soldado Araújo, vereadores, secretários municipais, além de membros da equipe de transição.

Entre as temáticas de discussão estavam a situação socioeconômica da cidade, cadastramento dos gestores setoriais e apresentação de leis que regem a administração pública.

Segundo o palestrante e assessor em planejamento, Davi Torres, o seminário é uma oportunidade de repassar importantes informações sobre os deveres do gestor público e discutir ações para os primeiros meses de mandato.

“Nossa intensão é levar até a prefeita, secretariado e vereadores, as principais demandas de uma administração, esclarecer dúvidas e abordar os principais erros dentro de uma gestão. Queremos evitar futuros erros”, explicou.

Diagnóstico municipal

Seguindo números de 2012, o assessor em planejamento esboçou a situação do município. De acordo com o apontado, Miracema possui 95% dos recursos financeiros oriundos de transferências diretas e apenas 5% de arrecadação tributária.  O gasto com pagamentos de funcionários compromete 56% das despesas municipais.

“Entendo que a meta da prefeitura é aumentar a arrecadação municipal. Os valores serão transformados em benefícios para a comunidade. O gasto com funcionários pode ser reduzido e assim desafogar o orçamento. Miracema tem todos os recursos para ser uma cidade bem desenvolvida”, destacou Davi. 

120 dias

Ainda durante o seminário foi apresentado as diretrizes do plano inicial de 120 dias de administração que será aplicado na cidade. Entre as demandas está a garantia de continuidade dos serviços públicos essenciais, preservação dos bens e equipamentos, regularização fiscal do município, preparação do estudo, avaliação e ajustes na estrutura organizacional pública, quadro de funcionários, cargos, salários e a implantação de um sistema informatizado.

(Da assessoria da prefeitura de Miracema)

Comentários (0)