Seputalmento de Dolores Nunes reúne familiares, moradores e autoridades em Gurupi

Pioneira da política no Tocantins, a ex-deputada e ex-vice-prefeita foi sepultada no final da tarde deste sábado, 9, em Gurupi

Crédito: Divulgação

Como estava previsto, o sepultamento da ex-deputada e ex-vice-prefeita de Gurupi, Dolores Nunes ocorreu no final da tarde deste sábado, 9, no cemitério Santo Antônio, em Gurupi. O velório ocorreu durante todo o sábado na Casa de Maria. Pioneira da política no Tocantins, a morte de Dolores causou comoção e notas de pesar (veja ao final da matéria).

 

Dolores Nunes, 82 anos, faleceu nesta sexta-feira, 8, após uma parada cardíaca. Ela estava há 26 dias internada em um hospital em Palmas-T0, por conta de complicações da Covid-19. Em decorrência de sua morte, a Prefeitura de Gurupi decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de Dolores, que é mãe da prefeita Josi Nunes (Decreto nº 1.129/2023). Luto oficial de três dias pelo falecimento de Dolores Nunes também foi publicado pelo Governo do Tocantins em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado nesta sexta, 8 (Decreto nº 6.674)

 

Os decretos de Luto destacam o legado de Dolores Braga Nunes. Advogada e educadora, Dolores Nunes nasceu em Natividade do Tocantins, mas foi em Gurupi, ao lado do falecido marido e ex-prefeito da cidade, Jacinto Nunes, que ela iniciou sua trajetória política, sendo eleita em 1990 para o mandato (1991-1994) a primeira deputada estadual do Tocantins.

 

Na sequência, veio o mandato de deputada federal (1995-1998), tendo sido também a primeira deputada mulher do Tocantins a ser eleita para a Câmara Federal. Mais recentemente, ela ocupou o cargo de vice-prefeita de Gurupi (2013-2020). Dolores também foi presidente do Diretório Municipal do PMDB de Gurupi; presidente do Diretório Municipal do PTR, Gurupi, TO; presidente, Diretório Municipal do PP de Gurupi;  e segunda-Vice-Presidente do PP de Palmas.

 

Dolores exerceu também atividades profissionais e cargos públicos. Foi secretária de Desenvolvimento Social do Estado de Goiás, 1987-1988. secretária de Trabalho e Assistência Social do Tocantins em 2009-2010. professora do Estado, e primeira presidente da Fundação Educacional de Gurupi, mantenedora da Unirg. 

 

Notas de Pesar por Dolores Nunes

 

 

Nota de pesar

Com muita tristeza, recebi a notícia do falecimento de Dolores Nunes, mãe da prefeita de Gurupi, minha querida Josi Nunes, ocorrido no início da noite desta sexta-feira, 8, em Palmas, onde estava em tratamento de saúde.

 

Dolores Nunes foi a primeira mulher eleita deputada pelo Estado do Tocantins, fazendo história na política estadual, não somente pelo pioneirismo, mas sobretudo por seu protagonismo na luta e trabalho incessante pelo crescimento e fortalecimento da região de Gurupi e todo o nosso Estado. No cenário nacional, exerceu com maestria o mandato de deputada federal, deixando um legado de amor e dedicação por nosso Tocantins.

 

Nesse momento de pesar e despedida, desejo que a graça de Deus e o conforto de seu Santo Espírito esteja presente no coração da minha amiga Josi Nunes, demais familiares, amigos e de todos os tocantinenses que neste momento, sentem a partida de Dolores Nunes. 

 

Wanderlei Barbosa

Governador do Estado do Tocantins

 

Nota de pesar

Uma mulher forte, destemida e vanguardista na política tocantinense. Aos 82 anos, nossa querida Dolores Nunes nos deixa. Contudo, deixa um legado: viver é correr o risco de assumir lutas e construir vitórias. 

Dolores Nunes foi secretária estadual de Ação Social em Goiás, primeira mulher eleita para a Assembleia Legislativa do Tocantins, deputada federal, secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social no Tocantins, foi primeira-dama e por duas vezes e vice-prefeita de Gurupi. Acima de tudo, uma grande mãe, avó e bisavó, dividindo e administrando, com maestria, tantas atribuições. 

Neste momento de dor, eu desejo que Deus, em sua infinita bondade, conforte o coração de seus cinco filhos, a quem cumprimento em nome da minha amiga e prefeita de Gurupi, Josi Nunes. Estendo meu abraço a todos os familiares e aos inúmeros amigos que se ressentem por essa perda. Que a paz do Senhor esteja com todos. 

Cinthia Ribeiro

Prefeita de Palmas

 

Nota de pesar

Minha solidariedade à família de Dolores Nunes, 82 anos, pelo seu falecimento ocorrido nesta sexta, 08.

Dolores marcou a história política do Tocantins, sendo a primeira deputada estadual e também federal eleita pelo Estado do Tocantins. 

Esposa do saudoso Jacinto Nunes, Dolores exerceu outras funções públicas e políticas no decorrer da sua história, como secretária de Desenvolvimento Social do Estado no governo de Henrique Santillo e vice-prefeita de Gurupi. 

Em nome da amiga e prefeita de Gurupi, Josi Nunes, estendo minha solidariedade a todos os familiares e amigos neste momento de dor e despedida.

Vilmar

Deputado Estadual 

 

Nota de Pesar 

Com tristeza recebemos a notícia do falecimento da amiga Dolores Nunes,  mãe da prefeita de Gurupi,  Josi Nunes,  ocorrido no início da noite desta sexta-feira 8, em Palmas. 

Dolores Nunes, foi Secretária Estadual de Ação Social em Goiás. Dolores deixa um legado histórico na política tocantinense,  onde foi  deputada estadual e federal,  Secretária Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social,  vice-prefeita  por duas vezes em Gurupi e primeira dama na gestão do seu esposo o ex-prefeito Jacinto Nunes, já falecido. Dolores deixa seis filhos,  cinco netos e cinco bisnetos. 

Nós da Executiva Estadual do MDB do Tocantins,  nos solidarizamos com todos os familiares e amigos neste momento de profunda dor. 

Marcelo de Carvalho Miranda 
Presidente

 

Nota de pesar
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) lamenta profundamente o falecimento da ex-deputada federal Maria das Dores Braga Nunes, mas conhecida como Dolores Nunes, de 82 anos, ocorrido na sexta-feira, 08, em Palmas.

Dolores Nunes, era natural de Natividade, foi secretária estadual de Ação Social em Goiás; deputada estadual e federal, pelo Tocantins, onde também foi secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social e vice-prefeita de Gurupi. Também atuou como primeira-dama quando da gestão do marido, o ex-prefeito Jacinto Nunes (in memorian).

Aos familiares e amigos, a SES-TO expressa seus mais sinceros sentimentos neste momento de dor irreparável.

Secretaria de Estado da Saúde

 

Nota de Pesar

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em nome do presidente Diogo Borges, lamenta com profundo pesar o falecimento de Dolores Nunes, ex-deputada Federal e mãe da prefeita de Gurupi, Josi Nunes, ocorrido nesta sexta-feira, 08. 

Vítima de parada cardíaca após complicações da COVID-19, Dolores Nunes deixa legado na política Tocantinense, no municipalismo e na cidade de Gurupi. 

Que Deus em sua infinita bondade e misericórdia possa acalmar e consolar corações e mentes de amigos e familiares neste momento de imensa dor.

Diogo Borges 

Presidente 

 

Nota de Pesar

É com profundo pesar que eu e minha família lamentamos o falecimento da ex-deputada federal Dolores Nunes. 

Sua dedicação à causa pública e seus esforços em prol da sociedade Tocantinense deixam uma marca impagável em nossa memória. 

Expresso nossas condolências à família e amigos neste momento de tristeza. 

Que Deus passe a frente da família e que sua contribuição para o nosso Estado seja lembrada e perdure para sempre!

Deputado Federal Antonio Andrade e família 

 

Nota de Pesar

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) manifesta pesar pelo falecimento de Dolores Nunes, liderança política que deixa um legado para o Estado do Tocantins e para a cidade de Gurupi em especial, registrado em suas passagens pelos cargos de deputada estadual e federal, vice-prefeita de Gurupi e secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social.

À prefeita de Gurupi, Josi Nunes, filha de Dolores, aos demais familiares e aos amigos, o Ministério Público expressa sinceras condolências, desejando que a dor por esta inestimável perda seja brevemente superada.

Ministério Público do Tocantins

 

Nota de Pesar

O Tocantins se despede hoje da pioneira na representatividade feminina na política, Dolores Nunes. Primeira mulher eleita deputada estadual e deputada federal pelo Estado, Dolores representou bem o povo  tocantinense com outras passagens por cargos importantes no Estado e em Goiás. 
Mãe da amiga e prefeita de Gurupi, Josi Nunes, Dolores deixou sua marca na história do Tocantins. 
Quero prestar minhas condolências à família enlutada e aos amigos. Estou em orações para que o Senhor os ampare com sua misericórdia. 

“Que este Deus é o nosso Deus
para todo o sempre;
Ele será o nosso guia até o fim”, Salmos 48:14 

Eduardo Mantoan
Deputado estadual

 


Foi com muita tristeza que recebi a notícia do falecimento, aos 82 anos, da Senhora Maria das Dores Braga Nunes, mais conhecida como Dolores Nunes, ocorrido na noite desta sexta-feira, 8, em Palmas. 

Advogada natural de Natividade, Dona Dolores Nunes teve uma trajetória política bastante exitosa, com passagens pelos mais variados cargos públicos. Uma das lideranças femininas mais importantes da história do Tocantins, ela foi prefeita e vice-prefeita de Gurupi, secretaria municipal e de estado, deputada federal e estadual. 

Uma mulher generosa, forte visionária, Dona Dolores deixa como legado o seu protagonismo inspirador na luta por um Tocantins mais justo, fraterno e igualitário. 

Neste momento de dor e despedida, manifesto meus sentimentos de pesar a todos os amigos e familiares, especialmente à atual prefeita de Gurupi, Josi Nunes, filha de Dona Dolores, pedindo a Deus que, em sua infinita sabedoria, bondade e misericórdia, possa confortar o coração de todos.


Olyntho Neto
Deputado estadual

 

Notas de Pesar

É com grande tristeza que recebo a notícia do falecimento da nossa Mãe Dolores. Uma grande mulher que tive o prazer de conhecer e conviver. 

Dolores Nunes deixa um legado de trabalho em prol de Gurupi e do nosso Tocantins. 

Agradeço a Deus pela oportunidade e a honra de poder conviver com Dona Dolores ao longo desses anos. Uma mulher admirável, que cuidava dos mais necessitados e nunca deixou de ajudar aqueles mais precisavam. 

Que a política do nosso Estado possa ter a dedicação, sensibilidade, amor e seriedade que Dona Dolores sempre demonstrou na sua trajetória de vida.

Que Deus conforte os familiares e amigos neste momento de tanta dor e tristeza. 

Walter Viana 
Presidente Estadual do PTB Tocantins

 

Nota de Pesar

A cidade de Gurupi está de luto hoje com o falecimento de Dolores Nunes, mãe da minha amiga, companheira de partido, e prefeita Josi Nunes. Infelizmente, ela não resistiu às complicações da Covid-19 e nos deixou hoje.

Liderança política importante não só para o município, mas também para o Tocantins, Dolores foi primeira-dama de Gurupi, vice-prefeita, deputada estadual, deputada federal e secretária estadual de Trabalho e Desenvolvimento Social. Era uma mulher batalhadora e sua garra sempre foi admirada na comunidade. 

Sem dúvidas, Dolores deixa sua marca na política tocantinense e, com a sua passagem, fica um grande vazio e sentimento de saudade naqueles que a admiravam.

Todo o meu carinho para a prefeita Josi e sua família por essa perda inestimável.

Professora Dorinha Seabra
Senadora da República

 

Nota de Pesar

A Secretaria do Turismo do Tocantins (Setur) lamenta profundamente o falecimento da ex-deputada federal Maria das Dores Braga Nunes, a respeitada Dolores Nunes, aos 82 anos, nesta sexta-feira, dia 08, em Palmas.

Dolores Nunes, foi um exemplo de mulher na política. Natural de Natividade, exerceu importantes cargos no Tocantins e em Goiás. Foi secretária estadual de Ação Social de Goiás, sendo a primeira mulher eleita deputada estadual e federal pelo Tocantins.

No Tocantins também exerceu o cargo de secretária estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social. Foi vice-prefeita de Gurupi e atuou como primeira-dama na gestão do marido, o ex-prefeito Jacinto Nunes. Mãe da querida prefeita de Gurupi, Josi Nunes, Dolores Nunes deixa um legado inesquecível na política tocantinense e será sempre lembrada por sua garra e compromisso com a vida pública.

Aos familiares e amigos, nossos sinceros sentimentos e pedidos de consolo ao Pai para que alcance a todos que sofrem com sua triste partida. 

 

Hercy Filho

Secretário do Turismo do Tocantins

 

Nota de Pesar

O Tocantins recebe com tristeza a notícia do falecimento de Dona Dolores Nunes. Ex-primeira dama de Gurupi, deputada estadual, deputada federal, secretária de Estado, Dolores Nunes deixa uma marca inesquecível na política tocantinense, especialmente na área social. 

À prefeita de Gurupi, Josi Nunes, e a todos os familiares e amigos nossos votos de pesar e o desejo do bom exemplo de pessoa comprometida sobretudo com os mais carentes deixado por Dona Dolores seja seguido pelas novas gerações.

Deputado Amélio Cayres 

Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins

 

Nota de Pesar

COOPERFRIGU emite nota lamentando a morte de Dolores Nunes

A COOPERFRIGU, por meio de seus diretores e colaboradores, lamenta profundamente o falecimento de Dolores Nunes. Ela sempre foi uma mulher à frente de seu tempo. Superou barreiras e venceu desafios, sendo eleita a primeira mulher deputada estadual e depois a primeira mulher deputada federal pelo Tocantins, confirmando seu espírito de vanguarda e de coragem. 
Dolores sempre se comoveu com o sofrimento dos mais necessitados. Como primeira-dama de Gurupi, secretária de Desenvolvimento Social e presidente da Fundação Educacional de Gurupi, Dolores fez um trabalho que é lembrado até hoje. Isso fez com que ao final da década de 1980, o então governador de Goiás, Henrique Santillo, convidasse Dolores para ser secretária de Desenvolvimento Social do Estado. Dolores também foi vice-prefeita de Gurupi durante 8 anos, na gestão do agora vice-governador do Estado, Laurez Moreira, mostrando seu empenho pelas causas públicas. 
Dolores deixa valiosas recordações de uma mulher lutadora, corajosa, acolhedora e preocupada com as desigualdades sociais e as dores daqueles mais necessitados. 
Desejamos que Deus console o coração de seus familiares e amigos. Seu legado será sempre lembrado por aqueles que tiveram a grande oportunidade de conviver ao lado de Dolores Nunes. 

COOPERFRIGU, diretoria e colaboradores.

 

 

Comentários (0)