Agentes culturais da capital se reuniram no Barracão da Vitória, na Arse 14, para declarar apoio ao candidato a prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos), em um encontro que marcou um importante momento para o fortalecimento das políticas culturais na cidade. Durante o evento, realizado nesta terça-feira, 22, Eduardo assinou uma carta de compromisso escrita por 87 representantes do setor cultural de Palmas, que será norteadora do processo cultural no município.
A carta destaca a importância de expandir e consolidar políticas públicas culturais, lembrando marcos históricos como a criação do Espaço Cultural e a consolidação da Fundação Cultural de Palmas. Eduardo Siqueira enfatizou sua abertura ao diálogo: “Eu me conheço, mas eu quero me apresentar para vocês. Eu quero ouvir o que vocês pensam. Quem não admite diferentes formas de pensamento, se limita. Eu quero governar para todos, porque o todo é a diversidade. Vocês são nossa gente, e ao abrirmos nossas almas para ouvir as outras, aprendemos muito”, disse.
Meire Maria Monteiro, professora e produtora cultural, destacou o momento como um ato de confiança e esperança. “Esperamos que, com Eduardo como prefeito, a partir de 2025, esses pontos sejam avaliados pela gestão municipal. Apontamos os anseios e necessidades de 87 atores sociais que atuam na cultura de Palmas e que assinam esta carta, destacando aspectos fundamentais para um processo mais efetivo de fortalecimento da cultura. É um ato de confiança, de força, de liberdade, algo que estamos esperando há muito tempo. A nossa forma de contribuir e de dizer o que queremos é entregando essa carta a você, Eduardo. Você é o nosso prefeito, a nossa força é a sua força”.
Cícero Belém, gestor cultural, destacou a importância da carta: “Esse documento foi assinado por vozes diversas que compõem o grande mosaico da cultura de Palmas. Nossa cultura dialoga com o mundo, e precisamos de uma gestão que abrace essa diversidade no sentido mais profundo da palavra. A criação dessa cidade rima com liberdade, poesia e tolerância, e é por isso que depositamos nossa confiança e esperança em você, Eduardo”.
A líder indígena, Narubia Werreria, reforçou o compromisso com a cultura e a identidade local. “Nós, agentes culturais, somos instrumentos de transformação social, filhos da liberdade. Só existe real compromisso com a cultura quem no presente respeita a história para poder construir um futuro grandioso. Hoje, só existe um candidato que representa a coragem, a diversidade e a esperança de nossa gente: Eduardo Siqueira Campos. Nossa história não será apagada, somos os guardiões da memória. E é por isso que hoje, publicamente, declaramos nosso apoio a um lado e ao único candidato capaz de invocar a nossa memória de liberdade”.
Entre as propostas da carta assinada por Eduardo Siqueira estão a criação de uma lei de incentivo aos jovens, reforma de equipamentos culturais, concurso público para a Fundação Cultural de Palmas e a construção de um museu na cidade, entre outros pontos voltados ao desenvolvimento do setor cultural no município.
O candidato esteve acompanhado de sua esposa Polyanna Siqueira, do vice-governador Laurez Moreira e de diversos artistas e representantes culturais, demonstrando força e compromisso com a classe cultural.
Comentários (0)