Siqueira Campos e Júlio Resplande serão homenageados nesta quinta, na AL

Os dois pioneiros no Estado do Tocantins, Siqueira e Resplandes, serão homenageados pelas suas contribuições e compromisso com a segurança pública do Tocantins

Crédito: Da Web

Dois nomes importantes na história do Tocantins serão homenageados nesta quinta-feira, 24, em Sessão Solene da Assembleia Legislativa do Tocantins: o ex-governador Siqueira Campos e Júlio Resplande, que foi deputado e secretário estadual da Segurança Pública e da Cidadania e Justiça do Estado. O evento, que acontece na sede do Parlamento, será às 15 horas, e homenageará os 30 anos das polícias Militar e Civil do Tocantins. Outras personalidades, entre políticos e ex-comandantes e ex-secretários também serão homenageados.

 

Siqueira e Resplande serão homenageados pelas suas contribuições e compromisso com a segurança pública do Tocantins. A homenagem está sendo realizada a partir de um requerimento da deputada Luana Ribeiro (PSDB), que destacou ainda o importante trabalho realizado pelas instituições. “As polícias Civil e Militar são os pilares da segurança pública do Estado”, ressaltou no requerimento aprovado, reforçando a função dos policiais como "verdadeiros guerreiros”.

 

Polícia Civil

 

De acordo com o documento, a Polícia Civil do Tocantins foi criada em 1988, com o aproveitamento de policiais civis de Goiás. “Em 1991, foi realizado o primeiro concurso público para carreira policial, garantindo mais segurança jurídica aos atos processuais. Notadamente, o reconhecimento desta instituição foi confirmado por esta Casa de Leis com a produção da Lei 1.654, em 06 de janeiro de 2015, a qual prevê o dia 21 de abril como dedicado ao policial civil”, diz a justificativa para a homenagem.

 

Polícia Militar

A instituição foi criada em 1º de janeiro de 1989 pelo então governador Siqueira Campos, oficializada pela Medida Provisória número 001, que definiu a estrutura organizacional do Poder Executivo do recém-criado Estado do Tocantins.

Comentários (0)