TO é o 6º Estado a deferir pedido de criação do partido Rede Sustentabilidade

Em sessão na manhã desta 2° no TRE, o Rede Sustentabilidade foi criado no Tocantins. Coordenador diz que Estado já conseguiu 1200 assinaturas certificadas e pretende colher mais 300 para atingir meta.

O pedido de criação do partido político Rede Sustentabilidade foi deferido pelo relator e juiz João Olinto Garcia, em sessão na manhã desta segunda-feira, 02, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

De acordo com um dos coordenadores do Rede Sustentabilidade, o advogado e procurador municipal de Palmas, Edmilson Domingos de Sousa Júnior, “o Tocantins é o 6º Estado a conseguir o Registro Diretório do Partido no País”. Os estados do Acre, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rondônia e Piauí, já aprovaram a criação do partido político.

Segundo explicou o coordenador, para a homologação do partido político, a legislação exige que o Rede Sustentabilidade seja criado em pelo menos nove estados do país. “Esse é mais um passo em direção à criação, ao registro definitivo”, disse o coordenador.

Para ser criado, o partido político precisa ter 492 mil assinaturas em todo o Brasil. De acordo com Edmilson de Sousa, a sigla já conseguiu mais de 300 mil assinaturas certificadas pelos cartórios. “Mais de 300 mil assinaturas foram coletadas, mas cerca de 500 mil ainda estão nos cartórios para serem certificadas há mais de 60 dias, sendo que os cartórios têm 15 dias para fazer isso”, disse o coordenador.

No Tocantins, já foram colhidas cerca de 1.200 assinaturas certificadas e pretende-se chegar a 1.500 assinaturas. “Ainda estamos em processo de coleta porque isso conta no número total”, afirmou.

As pré-filiações do partido já estão acontecendo.

 

Organização do Rede

O Rede Sustentabilidade tem na figura da ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o nome de maior expressão nacional e já tem comissão provisória estadual constituída no Estado do Tocantins. 

O advogado e procurador municipal de Palmas, Edmilson Domingos Júnior, e a estudante de direito e integrante do movimento indígena da etnia Karajá, Narubia Werreria, foram escolhidos como Coordenadores Gerais; o odontólogo Sérgio Rodrigues de Faria, e o jornalista e consultor político Melck Aquino, são os Coordenadores Executivos; o arquiteto Crimério Pacheco, e o economista Jordan Souza Silva, são os Coordenadores de Finanças; o engenheiro ambiental Rafael Duarte Boff, e o estudante universitário Jonathan Rosa, são os Coordenadores de Organização. Foram escolhidos ainda como vogais: a procuradora do município Alethéia Giselle Schinitzer; o radialista Soares Filho; e a estudante Suelane Wanderley.

Comentários (0)