A votação no Tocantins começou tranquila nos 139 municípios, pontualmente às 8h da manhã deste domingo, 30. Ao todo, 1.094.003 eleitores tocantinenses estão aptos a irem às urnas para a escolha do Presidente da República. A votação segue até às 17h.
Pela manhã, apenas 26 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas em todo o Estado, um percentual de 0,6% do total de 3.957 urnas em uso. Em relação às ocorrências registradas pelo Gabinete de Segurança Institucional do TRE-TO, até ao meio-dia, em todo o Estado foram registradas oito ocorrências relacionadas a boca de urna; propaganda irregular; compra de votos; violação do sigilo do voto e violência para obtenção de voto.
Voto em trânsito
Por solicitação de voto em trânsito, estão habilitados a votar em Palmas ou Araguaína 1.862 eleitores de outros estados. O jovem Felix de Aquino, de 17 anos, é eleitor de Maceió (AL). Mesmo fora do seu domicílio eleitoral, o estudante não deixou de exercer a sua cidadania. “Mudei recentemente para Palmas e já não era mais possível fazer a transferência do meu título, então solicitei o voto em trânsito para conseguir votar porque eu acho que todo jovem tem que se posicionar e procurar votar, é um direito de todos e é muito importante”, disse.
O voto em trânsito está previsto no Código Eleitoral (Art. 233-A) e na Resolução TSE nº 23.669/2021 (Art. 28). Pode votar fora do domicílio eleitoral quem solicitou à Justiça Eleitoral até 18 de agosto.
Canais de denúncia:
Enfrentamento à Desinformação
Canais de checagem:
CAVE - canal para checagem disponibilizado pelo TRE-TO via WhatsApp
Comentários (0)