TRE anula Ação e prefeito não vai pagar multa de R$ 26 mil por abuso de poder

A Coligação “Força Unida pela Esperança”, que entrou com a ação contra o prefeito, ainda não se manifestou sobre o assunto.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgou na sessão de terça-feira (12), a Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra Clayton Paulo Rodrigues (PTB), prefeito reeleito de Nazaré do Tocantins. O prefeito era acusado de abuso de poder político e econômico.

 

O juiz José Ribamar Mendes Júnior, declarou a decadência da ação e decidiu extinguir o processo com resolução do mérito, nos termos do artigo 269, IV, do Código de Processo Civil.

 

Segundo o advogado Marcelo Cordeiro, que atuou na defesa do prefeito, o TRE anulou todo o processo e com o isso a multa de quase R$ 26 mil, que tinha sido imposta ao prefeito, não precisará ser paga.

 

O TRE entendeu que havia um vício insanável no processo: a falta da notificação/citação, do vice-prefeito, João Edvan Vieira de Almeida.  Nesse caso, a jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral é pacífica no sentido de que a ausência do vice, compromete todo o processo e com isso o mesmo deve ser anulado. Assim, a AIJE deve ser extinta e então declarada nula a sua sentença. O próprio Ministério Público Eleitoral, a esse mesmo respeito, reconheceu que o prefeito não praticou qualquer espécie de conduta vedada.

 

(Com informações do TRE)

Comentários (0)