TRE apresenta nova urna eletrônica; mais de 2 mil unidades serão usadas em outubro

Tribunal Regional Eleitoral destacou que o novo modelo possui melhorias na posição do teclado, terminal do mesário, leitor biométrico, bateria aprimorada e evolução tecnológica

Crédito: Victória Milhomem/T1 Notícias

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizou um encontro na tarde desta segunda-feira, 25, na Central de Urnas em Palmas, para apresentar à imprensa a nova urna eletrônica, modelo UE2020, que será utilizada nas eleições deste ano.

 

De acordo com o TRE, para as eleições de 2022, serão utilizadas 4.741 urnas, sendo 2.050 do novo modelo, o que representa 42,29% do parque de urnas eletrônicas do Estado.

 

"Vocês são os primeiros a serem recebidos aqui por nós. A urna é um dos componentes da discussão dentro desse contexto geral de eleição e tem suscitado curiosidades, discussões, debates acalorados, então nós achamos melhor convidá-los, vamos fazer isso também com outros segmentos para esclarecer eventuais dúvidas que pairem sobre a urna eletrônica", destacou o presidente do TRE, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto.

 

Novidade da urna eletrônica UE2020

 

A parte técnica sobre a nova urna eletrônica foi apresentada pelo secretário de Tecnologia da Informação do TRE, Valdemir Borges. Conforme Borges, a nova urna tem as seguintes melhorias: posição do teclado, terminal do mesário, leitor biométrico, bateria aprimorada e evolução tecnológica.

 

"A primeira grande novidade é o teclado e esse gabinete diferenciado, ele é um pouco mais alto, um pouco maior, e o teclado fica abaixo do visor para facilitar a digitação. Isso foi baseado depois de um estudo que foi feito", explicou o secretário.

 

Sobre o terminal do mesário, Borges ressalta que este teve alterações, pois agora possui uma tela touch screen. "A biometria evoluiu bastante. Esse leitor biométrico que fica em cima da urna eletrônica está com uma evolução tecnológica, ele está mais ágil, com um campo maior para coletar mais biometrias, é de vidro, então facilita até a higienização por conta da pandemia", detalhou. 

 

O secretário ainda revela que a bateria é aprimorada, ou seja, pode durar todo o dia da eleição, sem precisar de uma bateria adicional. "Também facilita a manutenção preventiva delas", complementou. 

 

"Ela tem processadores bem mais rápidos, então ela chega a funcionar 18 vezes mais rápido do que a outra antiga e isso vai melhorar o processo de carga, de totalização no final. Ela é uma evolução tecnológica que propicia outras implementações de novos mecanismos de segurança no futuro. Mas, eu volto a reforçar, a urna 2015, os outros modelos de urnas são exatamente os mesmos requisitos de segurança dessa urna 2020, que mantém todo o processo de segurança", concluiu o servidor. 

Comentários (0)