TRE detalha preparação do segundo turno para prefeito em Palmas; confira

Ao todo, a Capital terá 82 locais de votação no domingo do dia 27 e contará com 629 urnas instaladas.

Crédito: Divulgação

Com foco na organização do inédito segundo turno das eleições para o cargo a prefeito de Palmas no próximo dia 27, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizou, na manhã desta quinta-feira, 10, coletiva de imprensa para detalhar sobre o trabalho da Justiça no pleito. O encontro ocorreu na sede do cartório da 29ª Zona Eleietoral da Capital, com a presença do juiz Gil de Araújo Corrêa, da 29ª Zona Eleitoral, do secreário de Tecnologia da Informação (STI), Valdenir Júnior, e do servidor da 29ª ZE, Michel Leão.

 

Ao todo, a Capital terá 82 locais de votação no domingo do dia 27 e contará com 629 urnas instaladas, sendo três agregadas, fato que ocorre quando há a união de duas em uma só, situação prevista na legislação em casos de menos de 50 eleitores.

 

No encontro, o juiz da 9ª ZE, Gil de Araújo Corrêa, reforçou a importância de uma atuação da Justiça direcionada ao eleitor e do voto. "É importante que cada eleitor tenha consciência da importância do seu voto. O voto de cada um vai repercutir no resultado da eleição e em consequência, da escolha da gestão do seu município", disse.

 

Serão 2.600 mesários aproximadamente, contando com reservas. Segundo o servidor Michel Leão, os locais de votação se mantêm os mesmos. "A estrutura física dos locais de votação é a mesma para o segundo turno e, como eu falei, os mesários também, via de regra, se mantém os mesmos. Caso tenham um imprevisto ou outro e a gente precise substituir, é um número mínimo", explica Michel.

 

O secretário de Tecnologia da Informação (STI), Valdenir Júnior, informou como as urnas são preparadas para o segundo turno. "As urnas passam por um processo de transição de turno. Nos dias 17 e 18, aqui no cartório eleitoral, essas mídias de segundo turno são geradas e essas urnas passam por essa transição, sendo novamente lacrada e conferidas. E aí, então, na antevéspera da eleição, nós fazemos uma nova conferência e aí prepararemos a urnas para utilizarmos no domingo do dia 27", esclarece.

 

O eleitor que não votou tem o prazo de 60 dias para justificar ausência, o que não o impede de votar no próximo dia 27.

 

Concorrem ao cargo de prefeito de Palmas os candidatos Eduardo Siqueira Campos (Pode), que obteve 51.344 (32,30%) votos váidos no primeiro turno, e Janad Valcari (PL), que conquistou 62.126 votos (39,22%).

Comentários (0)