TRE inicia atendimentos com oferta de serviços na região sul de Palmas

Os atendimentos tiveram início nesta segunda-feira, 1º, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Karajá I.

Crédito: Carlos Eller/TRE-TO

Consciente da importância de votar, a jovem Adryelli Israel Silva e Sousa, 17 anos, moradora do setor Taquari, foi a primeira a ser atendida e emitiu seu primeiro título eleitoral, no ponto de atendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), no Aureny III. Inaugurado nesta manhã de segunda-feira, 1º, o ponto está localizado no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Karajá I.

 

“Vim fazer o meu primeiro título eleitoral. Acho muito importante que o TRE-TO trouxe essa oportunidade para cá, para a região sul. É mais perto de casa. Muitas pessoas teriam que fazer um percurso longo e se deslocar até o centro de Palmas, e nem todos conseguem. Com esse posto de atendimento, a democracia se torna mais acessível para todos nós que moramos aqui", afirmou Adryelli Israel, sobre o ponto de atendimento.

 

A jovem, que vai votar pela primeira vez já nas eleições municipais deste ano, fala sobre a responsabilidade de sua participação no maior ato democrático. “Apesar de ser uma boa carga de responsabilidade, ser um eleitor da cidade, mas é importante também porque a gente aprende desde cedo o poder das nossas escolhas e também é para o nosso futuro”, finalizou.

 

Serviços eleitorais

 

Para ter acesso aos serviços, o eleitor deve ir até o ponto de atendimento até o dia 26 deste mês, das 9h às 17h, e ter em mãos documento com foto e comprovante de endereço. Serão disponibilizados à população diversos serviços eleitorais, como emissão do primeiro título (alistamento), regularização da situação eleitoral, pagamento de multa, transferência e revisão dos dados cadastrais.
 

Outro eleitor que buscou os atendimentos da Justiça Eleitoral, foi o Nilton Oliveira Carvalho, morador do Aureny III. “Vim aqui aproveitar o serviço do TRE e tirar a segunda via do meu título. E também para transferir o local de votação. O colégio que estava votando é muito longe, agora vai ser em um local bem mais próximo da minha casa”, afirmou Nilton Oliveira.

 

Na reta final

 

Estas atividades mais próximas do povo, visam atender o maior número de eleitores, visto que o fechamento do cadastro eleitoral encerra no dia 8 de maio, sendo esta a data final para o eleitor se preparar para as eleições municipais que acontecem em outubro.

 

No pleito municipal de 2020, Palmas possuía 180 mil eleitores, foi a única capital que teve segundo turno devido a quantidade de cadastros. Já no ano de 2023, que antecipa as eleições municipais de 2024, a 29ª Zona Eleitoral de Palmas, a maior do estado, ultrapassou a marca de 200 mil eleitores, estes são distribuídos em 690 seções eleitorais e 78 locais de votação.

Comentários (0)