Finalizando o processo de preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas no 2º turno das Eleições Gerais de 2022, no próximo domingo, 30, as zonas eleitorais do Tocantins dão início, a partir desta quinta-feira, 27, às Cerimônias Públicas de Verificação dos Sistemas de Transmissão e Conferência Visual das Urnas Eletrônicas Lacradas.
Durante o procedimento realizado nos cartórios eleitorais, a equipe da Justiça Eleitoral - com a participação das instituições fiscalizadoras presentes - verifica a integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais instalados nas urnas. Já na etapa de conferência visual, são checados os dados constantes da tela inicial da urna, como informações de data, hora, seção e município que cada urna corresponde.
“Neste momento as urnas são novamente ligadas apenas para verificar se elas estão lacradas, se os sistemas estão corretos, se estão com as informações de data e hora e demais informações adequadas para o processo de votação - mais um procedimento de conferência de verificação e transparência do processo eleitoral”, explica o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, Valdenir Borges Júnior.
No Tocantins, 4.942 urnas eletrônicas são preparadas para as eleições, entre os equipamentos que vão atender às 3.957 seções eleitorais e as máquinas de contingência. Todas as urnas passam pelo processo de preparação, que engloba desde a atividade de inserção das informações do pleito no equipamento, verificação, lacração e conferência dos dados e sistemas.
As cerimônias são públicas e qualquer pessoa pode acompanhar os procedimentos nos cartórios eleitorais. Na 29ª e 16ª zonas eleitorais (Palmas e Colméia, respectivamente) a Cerimônia de Conferência Visual das Urnas será realizada nesta quinta-feira, 27, a partir das 09h; e a Cerimônia de Verificação dos Sistemas de Transmissão ocorre na sexta-feira, 28. As demais zonas eleitorais realizam os dois procedimentos no mesmo dia (28/10). Confira o calendário das cerimônias públicas em todas as zonas eleitorais do estado.
Comentários (0)