TRE-TO lança cartilhas temáticas das eleições deste ano e dos povos indígenas

São, ao todo, mais de 13 mil exemplares com orientações específicas ao pleito e sistema eleitoral.

Crédito: Cristiano Machado/Ascom TRE-TO

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador João Rigo Guimarães, fez o lançamento oficial das cartilhas temáticas para as Eleições 2024 e a 4ª edição da cartilha bilíngue com orientações eleitorais para povos indígenas do Estado.

 

O ato ocorreu na 50ª Sessão ordinária do Pleno do tribunal, na manhã desta terça-feira, dia 23. O presidente fez questão de citar, em reconhecimento pelo trabalho, os profissionais envolvidos na produção dos materiais. “É mais uma ação do TRE do Tocantins que visa dar ainda mais transparência ao processo eleitoral, contribuindo com a educação sociopolítica da sociedade e dos povos originários”, destacou.

 

As cartilhas

 

O produto impresso temático para o pleito deste ano tem, ao todo, 5.500 exemplares. Há orientações sobre registro de candidaturas, propaganda eleitoral, ações e representações e principais crimes eleitorais.

 

Já a coletânea das cartilhas bilíngues produzidas aos povos indígenas tem tiragem de total de 8.000 exemplares. O material tem a tradução para as línguas maternas dos povos Karajá, Xerente, Apinajé e Krahô. A iniciativa faz parte do Programa de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, que tem a coordenação-geral do ouvidor regional eleitoral, juiz José Maria Lima,  e a coordenação do juiz Eustáquio de Melo, titular da 13ª Zona Eleitoral. “Seu conteúdo foi atualizado conforme sugestões dos representantes das comunidades indígenas do Tocantins”, informou o magistrado. “Agradecemos a ambos pela dedicação e ressaltamos a importância do trabalho realizado”, complementou.

Comentários (0)