Conforme o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a partir desta quinta-feira, 26, os tribunais regionais realizarão ações para esclarecer a população sobre os requisitos para votar. O órgão esclareceu que é vedada a contratação de terceiros para a prestação destes serviços. Ainda conforme o TSE, essa também é a data-limite para que a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica defina os locais onde serão realizados os Testes de Integridade com Biometria para o primeiro turno, conforme estabelecido na Resolução TSE nº 23.673/2021.
Já em 30 de setembro, encerra-se o prazo para o registro no Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), das pesquisas de opinião pública realizadas antes do dia das eleições, que se pretenda divulgar no dia do pleito, conforme a Resolução TSE nº 23.600/2019.
Possível segundo turno na capital
Com 209.524 eleitores, Palmas está entre as cidades que podem ter o segundo turno das Eleicões Municipais 2024. Previsto para o dia 27 de outubro, esta etapa acontece quando os municípios possuem um eleitorado de mais de 200 mil pessoas e caso o(a) candidato(a) não tenha sido eleito(a) no primeiro turno com mais da metade dos votos válidos, conforme a Constituição Federal e a Resolução TSE nº 23.734/2024.
O primeiro turno, que está marcado para o dia 6 de outubro, será determinante para saber se haverá um segundo turno neste pleito. Dos 1.171.342 eleitores do Tocantins, cerca de 18% estão concentrados na capital tocantinense e eles poderão escolher tanto representante para a prefeitura, como quem irá compor a Câmara Municipal nos próximos quatro anos.
Comentários (0)