TSE confirma inelegibilidade de Paulo Roberto e determina nova eleição em Taguatinga

Com a decisão da relatora Rosa Weber, acompanhada de forma unânime pelos demais ministros do TSE, o TRE-TO deverá providenciar a realização de novas eleições em Taguatinga

Ministros determinam novas eleições em cidade do TO
Descrição: Ministros determinam novas eleições em cidade do TO Crédito: Foto: TSE

Em sessão ocorrida nesta terça-feira, 14, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram, por unanimidade, indeferir o registro de candidatura de Paulo Roberto Ribeiro (PSD) devido à rejeição de contas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) quando era gestor municipal de Taguatinga. Com a decisão, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) deverá providenciar a realização de novas eleições em Taguatinga e editar as resoluções do novo pleito.

 

Paulo Roberto Ribeiro foi candidato a prefeito da cidade nas eleições 2016 e disputou com o pedido de registro de candidatura indeferido com recurso. Ele obteve 3.001 votos, sendo o candidato mais votado no município. A votação permaneceu anulada até o julgamento do recurso do TSE e o cargo foi ocupado pelo chefe do Executivo Municipal, presidente da Câmara de Vereadores, Lindomar Almeida Silva (PMDB).

 

A relatora do caso, ministra Rosa Weber, destacou que o recorrente não acatou expressamente o mérito das irregularidades graves apontadas pelo órgão de contas. “A mera interposição de recursos de revisão ou ainda de querela nulidade perante o Tribunal de Contas da União não afasta a natureza irrecorrível da decisão que rejeitou quatro contas em quatro processos distintos”, considerou a ministra “Eu nego provimento, reputo prejudicado pedido de efeito suspensivo e também a ação cautelar. E ainda incluiria, senhor presidente, uma comunicação, a meu juízo necessária e imediata ao tribunal de origem, visando a realização de um novo pleito majoritário no município”, decidiu Rosa Weber.

 

Ainda na noite de ontem, Paulo Roberto se manifestou por meio de mensagem divulgada em rede social, pedindo apoio para o novo pleito na cidade e garantindo confiar na vitória no que ele chama de “nova batalha”. “Vamos juntar a companheirada, escolher o candidato e vice dentro do nosso grupo, para a gente ganhar as eleições novamente. Quero o apoio de todos que me ajudaram nessa campanha. Preciso de vocês para eu caminhar rua a rua da nossa cidade. Essa será mais uma batalha. A guerra é feita de várias batalhas. Vamos ganhar novamente. Vamos ter um candidato competente que vai administrar a cidade e fazer o nosso povo feliz, fazer nossa cidade ficar bonita com uma saúde dinâmica, educação dinâmica”, garantiu.

Comentários (0)