TSE nega recursos contra prefeito de Mateiros e mantém decisões favoráveis

A decisão pelo improvimento do recurso da AIJE foi publicada. Advogado afirma que recurso no RCED também foi negado, mas decisão ainda não foi publicada. AIME que cassou mandatos ainda tramita...

Os advogados do prefeito de Mateiros, Júlio Mokfa, e do vice-prefeito, Humberto Antero de Souza, aguardam a publicação de decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que confirmam as decisões de primeira e segunda instância no Tocantins, favoráveis ao prefeito e vice e desfavoráveis aos recursos interpostos pelo segundo colocado nas eleições de 2012, Roberto Maia Barros, que acusou os eleitos de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico e político.

 

De acordo com o advogado do prefeito, José Osório, e conforme consulta a uma decisão do TSE publicada no Diário da Justiça desta quarta-feira, 6, o ministro João Otávio de Noronha decidiu monocraticamente pelo improvimento do recurso eleitoral interposto por Roberto Maia Barros na Aije. O ministro também já decidiu acerca do Recurso Contra Expedição de Diploma (RCED), mas ainda não foi publicada a decisão.

a

De acordo com o advogado foram dois recursos interpostos por Roberto Maia negados pelo ministro. Um acerca da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije nº 27674) e outro a respeito do Recurso Contra Expedição de Diploma (RCED nº 191). Segundo Humberto Antero, o RCED também foi improvido.

 

O magistrado verificou a inexistência de coação de servidores; entrega de cestas básicas realizadas desde 2011, sem ligação de favorecimento ao prefeito eleito e considerou que a saída do mesmo afronta a paz social e a segurança jurídica. A decisão publicada é datada de 1º de agosto, a mesma data marca a decisão do RCED que ainda não foi publicada, mas verificada no acompanhamento processual.

 

 

Entenda

 

O TRE manteve a decisão do juiz de primeira instância de Ponte Alta pela improcedência das ações movidas contra o prefeito eleito pelo segundo colocado nas eleições de 2012.

 

“A primeira decisão do RCED foi favorável ao Prefeito, assim como da Aije. Após a decisão do juiz de primeira instância favorável a Júlio Mokfa, o TRE manteve a improcedência das ações propostas por Roberto Maia Barros. Eles entraram com recurso e o TSE não acolheu”, esclareceu o advogado.  

 

Outra ação

                        Prefeito de Mateiros, Júlio Mokfa

Ainda se encontra em tramitação a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) que cassou o mandato do prefeito Júlio Mokfa.

 

Acerca desta ação, a última decisão é de junho de 2014 do TSE, do julgamento de uma Agravo Regimental interposto por Roberto Maia na decisão do ministro João Otávio que anulou a decisão do TRE de cassar os mandatos do prefeito e vice.

 

A decisão do TSE, “o TRE terá que julgar novamente a referida AIME, pois o Voto vencedor do Juiz Zacarias Leonardo não indicou especificamente as provas em que baseou sua decisão”, esclareceu o advogado do prefeito de Mateiros. O prefeito de mantém no cargo através de liminar concedida.

Comentários (0)