A vereadora Vânia Vidal (PDT) usou a tribuna da Casa na sessão desta quarta-feira, 30, para reclamar do apoio dos partidos às mulheres durante o processo eleitoral. “Neste pleito, não tivemos nenhuma mulher eleita vereadora. Os partidos convidam as mulheres com a intenção de cumprir a lei que estabelece uma cota para o número de candidatos, mas não dão a elas o apoio que elas precisam para se elegerem”, declarou.
Depois que passa a eleição, os partidos dizem que o problema é da cultura, será que temos que esperar duzentos anos até a cultura mudar para chegarmos ao poder, não vamos nos calar, temos que analisar bem antes de entrar na disputa, porque essa cota, de 30% que ocorre nas convenções é fachada”, criticou.
Na mesma sessão, Vânia apresentou um requerimento sugerindo a reserva de 30% das vagas para mulheres no Parlamento Municipal. Ao falar sobre a mulher na política, a vereadora lembrou das lutas travadas por milhares de companheiras até os dias atuais.
“Os partidos para não pagarem multa, pegam as mulheres no laço, depois não davam sustentação nenhuma as suas candidatas. A estrutura oferecida para as candidatas é minima e quando tem, temos uma cultura que mulher não vota em mulher. Mas acredito que com a conscientização política essa ideia será mudada. Deparamos num retrocesso como se fossemos recomeçar, pois os resultados foram mínimos em nosso estado. Gostaria que na reforma política a reserva fosse aqui no parlamento pois ate que se conscientize ou valorize nossa história pode-se demorar dezenas ou centenas de anos. ”E como o sonho sem realidade, é melhor dormir” disse a vereadora.
Vânia Vidal quer cota de 30% para mulheres na Câmara
Durante a sessão plenária desta quarta-feira, 31, a vereadora Vânia Vidal apresentou um requerimento pedindo que seja estabelecida cota para mulheres na Câmara de Palmas.
Comentários (0)