Vereadores de Palmas buscam orientações no TCE e firmam compromisso de transparência

Entre as ações discutidas estão o encaminhamento prévio da Câmara sobre deliberações que serão feitas com aquiescência e atendendo a recomendações e sugestões do TCE

Vereadores de Palmas se reúnem com presidente do TCE
Descrição: Vereadores de Palmas se reúnem com presidente do TCE Crédito: Foto: Vilmara Bianchi/Ascom TCE

Os vereadores eleitos de Palmas estiveram na tarde desta terça-feira, 24, na sede do Tribunal de Contas do Estado (TCE), em encontro com o presidente do tribunal, conselheiro Manoel Pires dos Santos. A criação de uma agenda conjunta de discussões para melhorar a atuação do legislativo palmense foi um dos pontos definidos na reunião. Ainda entre as ações discutidas estão o encaminhamento prévio da Câmara sobre deliberações que serão feitas com aquiescência e atendendo a recomendações e sugestões do TCE.

 

“Firmamos aqui o compromisso com o tribunal, na pessoa do conselheiro Manoel Pires dos Santos, do direcionamento de fazermos uma legislatura que preze pela transparência, austeridade, proximidade com o cidadão e relação institucional estreita com os demais órgãos e poderes”, afirmou o presidente da Câmara de Vereadores de Palmas, José Lago Folha Filho (PSD). “Vamos trabalhar em parceria e uma parceria muito próxima com o TCE, um órgão de controle cujo papel para a administração pública. E o nosso propósito é justamente esse: desenvolver um trabalho à frente da Câmara que tenha como foco respeito com o cidadão”, complementou.

 

“É muito importante a vinda de gestores aqui. Nós, enquanto TCE, sabemos que o livre arbítrio das medidas é do gestor. Porém, o TCE não pode fugir de sua responsabilidade que é recomendar, dar pareceres e determinar. E quando há essa relação aberta é muito mais fácil de se trabalhar”, afirmou o presidente do TCE.

 

Além de Folha, outros seis vereadores participaram da reunião: Léo Barbosa (SD), Etinho Nordeste (PTB), Laudecy Coimbra (SD), Tiago Andrino (PSB) e Filipe Fernandes (PSC), além de diretores da Câmara. Para Léo Barbosa, vice-presidente da Câmara, é imprescindível essa relação com os órgãos. “É importante para orientar o vereador e a Casa nas medidas a serem tomadas”, disse.

 

Outro vereador que se manifestou durante a audiência foi Tiago Andrino (PSB). “Essa nova legislatura já demonstra a preocupação com aquilo que vai ao encontro do que a população espera dela: transparência, austeridade nos gastos públicos e proximidade com o cidadão. E isso se conquista com o elo entre poderes. E o TCE é um dos pilares da construção desse processo de melhoria da Câmara de Palmas”.

 

(Com informações da Ascom/TCE)

Comentários (0)