Os vereadores discutiram sobre Segurança Pública durante sessão desta terça-feira, 11, na Câmara de Palmas e o presidente da Casa, vereador Major Negreiros (PP) pediu a oficialização de requerimento do vereador Joel Borges (PMDB), aprovado no ano passado, para realização de uma audiência pública para discutir o assunto. A Casa deve organizar a audiência e divulgar a data.
O vereador professor Junior Geo (PROS) levou a discussão à tribuna cobrando uma solução para a insegurança que a população vem sofrendo graças ao pouco efetivo da Polícia Civil. “São apenas quatro agentes para atender a região Sul de Palmas e de acordo com a estimativa é um agente para atender oito mil habitantes”, disse o vereador.
Major Negreiros afirmou que o maior problema na Segurança Pública é com relação aos menores infratores, que “a Polícia Militar faz o seu serviço e prende, mas depois o menor volta às ruas porque não se faz nada”, disse. Para o parlamentar, o assunto precisa ser amplamente debatido e a Câmara tomar alguma posição, por isso oficializou o requerimento da audiência. “A lei está favorecendo esses menores, principalmente, que assaltam, estupram e não acontece nada”.
O presidente da Casa disse ainda que o aumento de vagas autorizado pelo governador do Estado, de mais 106 convocações de aprovados no concurso da PM, não é suficiente. “Nós precisávamos de pelo menos mil”.
Joel Borges (PMDB), autor do requerimento, reafirmou a necessidade do debate discorrendo sobre casos em que recebeu informações de que “o bandido chega às residências disfarçadas de profissionais e se a pessoa abrir a porta, o bandido entra na casa e abusa das mulheres da residência”.
Lúcio Campelo (PR), ao sugerir que se tome alguma atitude pelo menos quanto a Avenida Tocantins, “já que dentro das quadras não está dando conta mesmo”, disse que na referida avenida “temos 10 assaltos na Avenida Tocantins por dia”. Folha (PTN) e Campelo, ainda sobre o assunto, afirmaram que o Governo perdeu o controle da segurança pública do Estado. “O Coronel Benício tem que conversar com o Siqueira Campos”, sugeriu Campelo.
Os vereadores discorreram ainda sobre o anúncio do lançamento do edital do concurso da Polícia Civil nesta manhã. Para eles, quantidade de vagas não é suficiente tendo em vista que 300 policiais devem se aposentar no próximo ano.
Comentários (0)