Vereadores negam ação de especuladores e defendem consulta a especialista

Vereadores negam que "especuladores" estariam tentando induzir votos na votação do Novo Código Tributário de Palmas. Contratação de especialista é cogitada...

Vereadores de Palmas
Descrição: Vereadores de Palmas Crédito: T1 Notícias

Repercutindo as declarações do prefeito Carlos Amastha (PP) que durante coletiva à imprensa disse que “especuladores" estariam se movimentando para induzir o voto de vereadores durante a votação do novo Código Tributário de Palmas, parlamentares da Câmara de Palmas negaram ao T1 Notícias que tal situação esteja ocorrendo.

Segundo o vereador Iratã Abreu (PSD) “há uma tentativa do prefeito em convencer as pessoas de que o pobre não será prejudicado com a aprovação do Novo Código Tributário de Palmas, mas isso não é verdade. A mudança atinge a todos”.

Ainda de acordo com Iratã o prefeito deveria rever a Planta de Valores Genéricos antes de propor o novo Código, “pois assim poderíamos trabalhar a alíquota. Se aprova o novo Código primeiro e depois é que se rever a Planta, o valor a ser pago de IPTU vai duplicar. Não só os ricos vão pagar mais caro, os pobres também”. Sobre seu voto, o vereador concluiu que “até o momento, não vou concordar com isso”.

O líder do Governo na Câmara, vereador Valdemar Junior (PSD), disse que “se o prefeito afirmou isso, ele com certeza deve saber o que está acontecendo. Ele tem fontes que eu não tenho, é uma pessoa de muito conhecimento e contatos, muito conhecido. Mas eu não sei, ninguém me procurou”.

Especialista

Uma proposta defendida pelos vereadores Lucio Campelo (PR), Joaquim Maia (PV) e professor Junior Geo (PROS) é de trazer à Câmara um especialista em direito tributário para analisar a proposta do governo municipal e discutir com os vereadores o que propõe o novo código.

“O Projeto de Lei tem questões muito particulares que fogem ao nosso conhecimento que um especialista poderia analisar e discutir com os parlamentares”, afirmou o vereador professor Junior Geo, que disse não ter sido procurado por nenhum especulador.

Joaquim Maia, que também defende a vinda de um profissional especialista até a Câmara para discutir a matéria com os vereadores, afirmou que já indicou um profissional e espera que a presidência possa aprovar a contratação do mesmo. “É uma proposta para que nos possamos compreender melhor o que o prefeito de Palmas está propondo”, afirmou.

Código Tributário

O Novo Código Tributário de Palmas está em análise na Comissão de Finanças da Câmara e deve ser votado após a ida do secretário municipal de finanças, Claudio Shuller, à Câmara para prestar esclarecimentos. A ida do secretário está marcada para às 15 horas desta terça.

Comentários (0)