Vinte e dois Títulos de Cidadão Tocantinense são entregues na AL nesta segunda, 16

Homenagens foram realizadas durante sessão solene na tarde desta segunda-feira, na Casa de Leis estadual

Crédito: Dicom AL-TO

Vinte e dois o Títulos de Cidadão Tocantinense foram entregues em uma sessão solene da Assembleia Legislativa nesta segunda, 16. Os homenageados vão desde personalidades do futebol nacional a magistrados tocantinenses, ativistas, políticos, médicos e empresários que segundo a AL, foram reconhecidos por sua contribuição com o desenvolvimento do Estado. 

 

 

Dentre os homenageados estão o técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo, o senador Eduardo Gomes (MDB), o ex-vice-prefeito de Palmas, Derval de Paiva, o radialista Compadre Pimenta, o escritor Junior Batista, Ricardo Ribeirinha, as desembargadoras Ângela Prudente, Maysa Vendraminini e Etelvina Sampaio, o advogado Solano Donato, a juíza Célia Regina, os agropecuaristas Gilvan Gomes e Roberto Paulino, o servidor público Gutemberg Vieira, os empresários Itelvino Pisoni, João Paulo Guarese, Renato Miranda e Edison Dutra, o delegado Josué Alencar, o juiz Luiz Otávio de Queiroz; o fisioterapeuta, Seiki Yamada e a médica Rosemary Latrônico.

 

 

 

 

Em nome dos homenageados, o agropecuarista Gilvan Gomes falou no plenário e agradeceu a todos os deputados e senadores do Tocantins, pela homenagem. “Fico muito honrando em receber este título e agradeço profundamente aos parlamentares, a exemplo de Eduardo Gomes (MDB), Kátia Abreu (PDT), Cesar Halum (PRB) e tantos outros que contribuem com o agronegócio do nosso Tocantins, nos permitindo trabalhar e gerar empregos”, disse.

 

 

Ângela Prudente, desembargadora e vice-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), falou em nome das mulheres homenageadas. “É um orgulho e honra para todos nós recebermos este título e passarmos de direito a sermos cidadãos tocantinenses. Neste Estado que tão bem nos acolheu, fixamos nossa morada, constituímos nossas famílias e criamos os nossos filhos. Só temos a agradecer por tudo”, destacou a desembargadora.

 

 

O técnico de futebol, que acaba de assumir o Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo, também homenageado falou sobre a vontade de trabalhar pelo futebol do Tocantins. "Como empresário já estou trabalhando para exibir na TV Record o campeonato de tocantinense e desejo ainda trabalhar para que o Tocantins vá para série B do Brasileirão", afirmou.

 

A sessão foi presidida pelo deputado Antônio Andrade (PTB), presidente da AL, e contou com a presença de muitas autoridades, como a senadora Kátia Abreu (PTB), a procuradora de Justiça, Vera Nilva, superintendente do Banco da Amazonia, Marivaldo Melo, deputados estaduais, além dos familiares dos homenageados.

 

Título

 

Conforme decreto da Assembleia Legislativa, a concessão do título honorífico contempla toda pessoa física, imbuída de elevado espírito público, com relevantes serviços prestados ao Estado do Tocantins.

 

O título se equipara a uma adoção oficial. O homenageado passa a ser uma pessoa do lugar, mesmo que não tenha nascido ou não resida no local que lhe agraciou a honraria. Torna-se, assim, um irmão, um conterrâneo. Para receber tal homenagem, faz-se necessário que se diga o que ele fez em defesa do povo do Tocantins, sem visar lucros, interesses pessoais ou profissionais.

 

 

Comentários (0)