Wanderlei e governadores participam de reunião com Lula em defesa da democracia

Encontro com o presidente Lula ocorreu nessa segunda-feira, 9, para demonstrar união em prol da manutenção da democracia após os episódios violentos do último domingo, 8, na Capital federal.

Crédito: Juliana Lovis/Governo do Tocantins

O governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, participou na noite dessa segunda-feira, 9, da reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e os demais 26 governadores, em Brasília (DF), para demonstrar união em prol da manutenção da democracia após os episódios violentos do último domingo, 8, na Capital federal, que atingiram os prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.

Em suas falas, os governadores hipotecaram seu apoio irrestrito à democracia e aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, defenderam a pacificação do país por meio do diálogo, a manutenção do pacto federativo e a necessidade de identificação e punição dos culpados pelos atos terroristas, como alternativas para construção de um país mais democrático e para que o que a barbárie ocorrida nunca mais volte a se repetir.

O presidente Lula agradeceu aos governadores que compareceram à reunião para prestar solidariedade e reforçar o compromisso com a manutenção da democracia brasileira. Lula assegurou que não haverá autoritarismo, mas que os atos de violência praticados contra o patrimônio público serão investigados. “Foi muito difícil conquistar a democracia e temos que conviver com a diversidade, portanto, esse gesto de solidariedade é muito importante para o governo”, frisou o Presidente, lembrando que ainda este mês deverá se reunir com todos os governadores para tratar das demandas de cada Estado.

O governador Wanderlei Barbosa destacou o compromisso da sua gestão com a construção da democracia e o choque com a devastação encontrada em Brasília. “O cenário aqui é de horror, no qual a nossa história e a nossa soberania foram atacadas. Nós somos solidários à democracia brasileira e com todos os governadores e com o Presidente da República vamos trabalhar pela reconstrução do que foi destruído, mas principalmente para reedificação total da nossa democracia, o mais importante bem do povo brasileiro”.

Participantes

A reunião contou também com a presença da presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, do presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, do presidente em exercício do Senado, Vital do Rêgo, do procurador-geral da República, Augusto Aras, do ministro da Justiça, Flávio Dino, ministros e parlamentares.

Comentários (0)