Zonas eleitorais iniciam cerimônias públicas de preparação das urnas eletrônicas

Os procedimentos são públicos, abertos à participação da sociedade para acompanhar presencialmente nos cartórios eleitorais todas as etapas do processo

Crédito: Divulgação/Ascom TRE/TO

As 33 zonas eleitorais do Tocantins deram início, simultaneamente, nesta quinta-feira, 20, às cerimônias públicas de preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas no domingo, 30, de votação. Os procedimentos são públicos, abertos à participação da sociedade para acompanhar presencialmente nos cartórios eleitorais todas as etapas do processo. 

 

Os procedimentos estão regulamentados no art. 80 da Resolução TSE nº 23.669/2021. O trabalho começa com a geração das mídias contendo as informações referentes ao 2º turno, segue com a inserção destas mídias nas urnas eletrônicas, passa pela lacração dos equipamentos e, no dia 28, ocorre a última verificação antes da votação. “No dia 28 de outubro as urnas são novamente ligadas em cerimônia pública apenas para verificar se elas estão lacradas, se os sistemas estão corretos, se estão com as informações de data e hora e demais informações adequadas para o processo de votação - mais um procedimento de conferência de  verificação e transparência do processo eleitoral”, explicou o secretário de Tecnologia da Informação, Valdenir Borges Júnior.

 

As cerimônias são realizadas nos 33 cartórios do estado, abrangendo todas as urnas que serão utilizadas nas 3.957 seções eleitorais instaladas no Tocantins. Ação visa a transparência pública e reforça os mecanismos de segurança do sistema eletrônico de votação.

 

Palmas

 

Na 29ª Zona Eleitoral de Palmas, a Cerimônia de Geração de Mídias, Preparação e Verificação das Urnas Eletrônicas foi dividida em duas etapas, sendo que nesta quinta-feira, 20, foram geradas as mídias a serem utilizadas nos equipamentos que irão atender às 609 seções eleitorais da Capital; e na sexta-feira, 21, ocorre a carga das urnas e lacração dos equipamentos. 

 

“Tivemos um 1º turno realizado de forma rápida, célere, com segurança e, principalmente, sem nenhum tipo de ocorrência que tenha prejudicado o processo eleitoral; fomos a terceira capital  a finalizar o processo de totalização. No 2º turno não será diferente; as observações registradas nas atas pelos presidentes de mesa e administradores de prédio já estão sendo tratadas, e as dificuldades ou gargalos apontados serão sanados para 30 de outubro”, complementou a chefe de cartório Ana Cecilia Machado Catapan.

Comentários (0)