Cardeal americano Robert Prevost é eleito papa e adota nome de Leão XIV

Primeiro pontífice norte-americano da história, Leão XIV foi eleito no segundo dia de conclave após comandar o Dicastério para os Bispos e a Comissão para a América Latina no Vaticano

Crédito: Reprodução/Youtube/Transmissão CNN

O cardeal americano Robert Francis Prevost foi escolhido pelos colegas e será o novo papa. A notícia se deu após a aparição da esperada fumaça branca, que saiu da chaminé da capela Sistena, no Vaticano, na tarde desta quinta-feira, 8 de maio. O líder religioso agora será conhecido como Leão XIV.

 

Ele foi escolhido no segundo dia de conclave, por pelo menos 89 votos de 133 cardeais que ali estavam. O Vaticano não divulga o total de votos que cada papa teve.

 

Conheça

Prevost tem 69 anos e nasceu em Chicago, nos Estados Unidos, e se torna o primeiro papa norte-americano da história da Igreja. Ele também construiu grande parte da sua trajetória no Peru, lugar onde se destacou e alcançou cargos altos na Cúria Romana – um conjunto de órgãos administrativos e instituições que auxiliam o papa no governo da Igreja Católica.


Ao ser eleito, ocupava duas funções importantes no Vaticano: prefeito do Dicastério para os Bispos — órgão responsável pela nomeação de bispos — e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.

 

Leão XIV é visto como reformista, alihado à linha de abertura implementada por Francisco. Ele é formado em teologia e considerado um conhecedor da lei canônica. 

Comentários (0)