O Tocantins, através do Ruraltins, participa nesta quinta-feira, 4, do principal evento do setor de floricultura, decoração e paisagismo da Capital Federal. O Fest Flor Brasil- Feira Nacional de Flores, Decoração está em sua terceira edição e acontece até este domingo, dia7.
Ao Portal T1 Notícias a engenheira agrônoma, Milene Magalhães, informou que em uma mesa redonda o Estado vai expor as potencialidades e o serviço de assistência técnica em flores tropicais. "Para nós é um momento ímpar participar deste evento, pois isto demonstra que o Tocantins tem repercussão nacional. Acredito que com isto a produção tende a alavancar. A mesa redonda vai ter como tema "Por uma Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a floricultura e plantas ornamentais”. Ao final do evento será redigida e aprovada a Carta de Brasília. A nossa expectativa é que o documento consiga alavancar e aumentar a área plantada das flores tropicais no país", disse.
Produção
Ainda segundo Milene, atualmente há dez produtores que trabalham com flores. “Com cerca de 20 hectares em Palmas e Araguaína a atividade hoje se destaca pela produção e arranjo das flores. Quase dois terços desta produção estão concentrados na capital”, explicou.
A agrônoma informou também que, com o objetivo de aumentar a produção, está prevista para dezembro a implantação de uma Central de Comercialização na feira da 304 sul. "Estamos com a previsão de implantar esta Central que deve contar com 12 boxs, onde o consumidor vai poder realizar diretamente a compra destas flores. Acredito que isto sem dúvida vai melhorar e aumentar a organização desta cadeia”, lembrou.
Evento
A 3ª edição da Fest Flor Brasil acontece entre os dias 4 e 7 de setembro, das 14h ás 22h, no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília.
Durante os três dias de evento, os visitantes vão poder conferir biojoias, palestras sobre essências florais, plantas medicinais, dicas sobre a utilização de flores na gastronomia.
Com entrada gratuita, a previsão da organização é atrair 50 mil pessoas. Em sua segunda edição o evento atraiu 30 mil pessoas e movimentou R$ 1,5 milhão de reais em negócios.
Comentários (0)