A diretoria da Abrajet - Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo, seccional do Tocantins, trabalha a realização do 30º Congresso Nacional da Entidade no Estado, em 2013. E, neste sentido, esteve esta semana com a presidente da Adtur - Agência de Desenvolvimento Turístico, Nazareth Martins, apresentando a reinvidicação que, de acordo com Telma Maranhão, diretora de promoção, “é uma forma de divulgar o turismo fora do eixo Rio/São Paulo”. O secretário da Indústria e Comércio, Paulo Massuia, conheceu a proposição em agenda com a equipe da Abrajet e colocou técnicos do órgão à disposição para elaboração de projeto de captação de recursos.
A presidente da Adtur apoiou a vinda do congresso a Palmas e discutiu com os jornalistas os roteiros turísticos do Estado que podem receber os visitantes durante o evento, como é de praxe. Com estrutura para receptivo de turistas são opções os segmentos de Pesca Esportiva, com oferta em Peixe ( lago da usina Peixe-Angical); em Formoso do Araguaia (rios Formoso e lagos Calumbi- I e II e lago do Taboca) em Lagoa da Confusão ( rio Formoso) e em Caseara (rio do Coco e lagos) e Palmas (lago da usina de Lajeado). O ecoturismo, fortemente presente no roteiro integrado Parque Estadual do Cantão (incluindo Pium) e Ilha do Bananal, já operacionalizado por operadores de turismo, e o segmento de aventura, bastante conhecido e visitado no Jalapão (Mateiros, São Félix do Tocantins e Ponte Alta do Tocantins) são atrativos com espessura turística.
A candidatura do Tocantins foi apoiada pelo Governador Siqueira Campos, que autorizou a captação do evento através de carta, levada ao encontro anual da entidade em Belém (PA), no ano passado. O secretário Massuia comprometeu-se a participar do congresso de 2012, em Imbituba (SC), de 20 a 23 de setembro, onde apresentará as potencialidades do Tocantins para confirmação como sede do congresso em 2013. Segundo os dirigentes, devem participar em torno de 150 pessoas.
Comentários (0)