Segundo a Divisão Econômica da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Olimpíada e a Paralimpíada Rio 2016 deve gerar a receita de R$ 2,68 bilhões em gastos de turistas na Cidade Maravilhosa. Foram levadas em conta as atividades de hospedagem, alimentação e transportes do estado fluminense. Caso se confirme a previsão, o faturamento dessas atividades registrarão um aumento de 18,8% nos meses de agosto e setembro em relação ao mesmo período do ano passado. Para calcular o fluxo de visitantes, a entidade levou em consideração as expectativas do Ministério do Turismo, a oferta de ingressos e os padrões sazonais característicos do turismo fluminense nesse período de realização dos dois eventos.
A expectativa é de que o Rio de Janeiro receba 243,1 mil turistas estrangeiros no período, além de ganhar visibilidade com os mais de 4 bilhões de telespectadores da Olimpíada em todo o mundo. A cadeira do turismo receptivo (que compreende hospedagem, alimentação e transportes, entre outros) realizou investimentos de mais de R$ 10 bilhões na cidade nos últimos cinco anos. A estimativa é de que a hotelaria carioca some mais de 38 mil quartos. Até o final das olimpíadas a taxa de ocupação da hotelaria chega bem próximo de 100% no Rio de Janeiro. Alimentação, transporte rodoviário e bares, restaurantes e lanchonetes deverão responder por 80% da receita durante os jogos.
“Com a ocupação quase total, a receita da hotelaria já foi recebida, com todos os quartos ocupados já pagos”, afirma o presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Alexandre Sampaio. Se o evento funciona como chamariz natural de turistas, a divulgação do destino Brasil em outros países não foi tão bem realizada. “Perdemos uma grande oportunidade. A salvação será a divulgação da mídia internacional que está vindo para cá”, afirmou Alexandre Sampaio.
Feriado prolongado
O feriado de 7 de setembro deste ano cai numa quarta-feira e no dia seguinte é comemorado o dia da padroeira do Tocantins. Para aqueles que podem “enforcar” a sexta-feira (9/9) o feriado prolongado é uma boa pedida para uma esticadinha por pontos turísticos no Tocantins, na região, no Brasil e até em países da América do Sul. Oferta é o que não falta, basta acessar os sites de viagens para encontrar uma boa oportunidade.
Comentários (0)