A abertura oficial da 10ª edição do Festival Chico acontece nesta terça-feira, 26, às 20h30, no teatro de bolso do Memorial Coluna Prestes. A mostra faz parte da programação da Feira de Literatura Internacional do Tocantins - FLIT. Na abertura será exibido o longa produzido e dirigido por Hermes Leal – homenageado do Festival nesta edição -, em caráter hours concors: Soldados à Caminho do Puteiro - Memórias de uma guerra quase imaginária (2011, 78 minutos). A mostra competitiva começa na quarta-feira, 27, às 20h30, confira abaixo (texto) a lista dos vídeos que concorrem nesta edição.
Convidados
Entre os convidados desta edição estão: o cineasta e documentarista Hermes Leal, Rodrigo Bouillet, que é coordenador de produção da ação Cine Mais Cultura (Ministério da Cultura- MinC), Antônio Leal,diretor-executivo do Fórum dos Festivais, e o trio do Circuito Fora do Eixo,Pablo Capilé, Rafael Rolim e Felipe Silva.
Palestras
Serão ministradas palestras, oficinas, além da realização de painéis, com os temas: ilustração digital de personagens, perspectivas audiovisuais e adaptação literária para cinema. O evento terá oito dias de programação diurna e noturna, envolvendo 24 agentes do audiovisual tocantinense em sua produção, contando com vários outros colaboradores.
Festival
A 10ª edição do Festival Chico é uma realização do CIM – Centro de Imagem e Som, com o patrocínio do Governo do Tocantins e apoio cultural do SESC – Serviço Social do Comércio, Canto das Artes, Revista de Cinema, Cine Mais Cultura, Circuito Fora do Eixo, GM Turismo e Eventos, Hotel Estrela, Public Produções, Public + Web, Inovação Contabilidade, ATCV – Associação Tocantinense de Cinema e Vídeo.
Encerramento
No encerramento do evento, dia 02 de agosto, será lançado o documentário "Uma noite em 99", sobre o primeiro festival Chico de cinema e mais bastidores e depoimentos de alguns envolvidos nestas 10ª edições do festival. O documentário é dirigido por André Araújo. Na ocasião acontecerão as premiações e homenagens do Festival Chico 2011.
Comentários (0)