Academia Gurupiense de Letras comemora onze anos de fundação nesta terça

A Academia Gurupiense de Letras (AGL), comemora nesta terça-feira, 30, às 20h, no Centro Cultural Mauro Cunha, onze anos de fundação. . Entre os homenagfeados estão a Escola de Canuanã da fundação Bradesco, em Formoso do Araguaia e o escritor Osmar ...

Na terça-feira, 30, Academia Gurupiense de Letras (AGL), realiza sessão solene para comemorar os seus onze anos de fundação. A solenidade acontece a partir das 20 horas, no Centro cultural Mauro Cunha. Na oportunidade, veículos de comunicação, personalidades e instituições serão homenageados com a concessão de Diploma de Honra ao Mérito, em reconhecimento por seu trabalho desenvolvido em prol da divulgação, fomento e incentivo à literatura e ao hábito de ler. Entre os homenagfeados estão a Escola de Canuanã da fundação Bradesco, em Formoso do Araguaia e o escritor Osmar Casagrande.

Na oportunidade, também serão lançados os editais para a abertura de vagas para as cadeiras 28 e 29 do quadro de Membros Efetivos, destinadas a escritores que residem em Gurupi há pelo menos três anos e tenham mais de 30 anos de idade, bem como, de mais duas vagas no quadro de Membros Correspondentes, para aqueles escritores que residem em outras cidades do Tocantins, outros estados do país e até mesmo, do exterior.

A presidente da AGL, Ana Márcia Barros, informa que o evento contará com a presença especial de uma comitiva de acadêmicos da Academia Tocantinense de Letras, que deslocará de Palmas para prestigiar o acontecimento. Haverá, ainda, uma programação musical com apresentação da banda de Música Municipal Cinei Santos Miranda e do cantor e compósito WPresley Jorge, que em seu repertorio incluirá um tributo a Cazuza.

Apesar das dificuldades encontradas no decorrer deste ano, a presidente da AGL faz um balanço positivo das ações desenvolvidas pela instituição, destacando a participação dos acadêmicos em antologias literárias nacionais. Além disso, teve ainda o lançamento de livros de Eliosmar Veloso e Milton Loureiro, este último, falecido em 2007, cuja cadeira é ocupada por seu filho, o médico e escritor Marcus Túllius Loureiro. “Trata-se de um livro póstumo, reunindo vários obras de Loureiro numa só, na qual Marcus Túllius resolveu fazer essa singela homenagem á memória do pai”, afirmou Ana Márcia, ressaltando que a academia também esteve presente em várias escolas, com seus acadêmicos ministrando palestras ou incentivando a realização de eventos literários. A acadêmica Marilde de Almeida Gomes se prepara para lançar, em dezembro, um livro sobre a história de Dueré, que ganhou prefácio do escritor Juarez Moreira Filho.

História

A presidente da AGL lembra que a academia é a mais antiga instituição do gênero do interior tocantinense, tendo sido criada com o objetivo de congregar pessoas amantes das letras e intelectuais de todas as vertentes, bem como, propugnar por todos os meios ao seu alcance pela difusão, promoção e conservação evolutiva da cultura, incentivando sempre a criação literária. (Com informações da Assessoria)

Comentários (0)