Com a aproximação da data de início da Feira Literária Internacional do Tocantins – FLIT os alunos das escolas estaduais fazem os últimos ensaios. Eles irão concorrer em diferentes modalidades, explorando variados campos artísticos.
Os estudantes que concorrem nas modalidades oratória e poesia ser reuniram nesta quarta-feira, 20, no Centro de Ensino Médio Tiradentes, para um ensaio geral. Os grupos de teatro e dança também se juntarão ainda esta semana para os ajustes finais nas apresentações.
A expectativa dos participantes vai além de alcançar os primeiros lugares. “Só de nos apresentarmos para um público tão grande e poder assistir a todos esses espetáculos, já é um grande prêmio”, relata a estudante Nemésia Abreu, estudante do 3° ano do Ensino Médio do CEM Santa Rita de Cássia.
“Esta é a primeira vez que participo de um festival de artes e acho essa iniciativa uma ótima oportunidade não só de mostrar nossos talentos, mas de incentivar e mostrar para os alunos a importância da cultura e da arte”, afirma o aluno, André Luiz, que também estuda no CEM Santa Rita.
Para a diretora Regional de Ensino de Palmas, Maria Marlene, que acompanha os ensaios, os estudantes da capital estão bem preparados para o FESTA. “Eles são muito talentosos. O que estamos fazendo são algumas considerações e sugestões para que nossos alunos possam representar bem a Regional de Palmas”, conta.
Pela primeira vez estudantes de todo o estado irão demonstrar suas habilidade artísticas num mesmo festival. Ao todo foram selecionadas 250 apresentações de alunos das redes pública e particular de ensino. O FESTA será realizado na Estação Jovem Campeão da FLIT, nas modalidades de artes plásticas, dança, poesia, oratória, música e teatro.
Programação
Os espetáculos teatrais serão apresentados no período de 31 de julho a 1º de agosto nas categorias infantil, de 8 aos 11 anos; juvenil, para estudantes de 12 a 17 anos; e adulto, para alunos com idade igual ou superior a 18 anos.
Já o Festival de Dança acontece nos dias 2 e 3 de agosto, nas modalidades dança popular, ballet clássico, dança contemporânea livre e dança de rua. A exibição dos músicos será nos dias 29 e 30 de julho nas categorias canto coral, fanfarra, banda, música instrumental e vocal.
Os trabalhos de artes plásticas terão como tema ‘diversidade’ e estarão expostas nos 10 dias de realização da Flit. Poderão ser apresentadas na forma de desenho, pintura, escultura, fotografia e pocket movie (vídeos feitos com câmeras de celular). Serão observados itens como criatividade, originalidade e coerência com o tema. (Com informações da assessoria)
Comentários (0)