ATM intensifica iniciativas de valorização cultural nos municípios

Por meio de ações culturais, como a abertura da "Galeria de Artes da ATM", a Associação Tocantinense de Municípios tem valorizado a área nos municípios....

Incentivo e valorização à cultura. Esses são os objetivos das ações culturais que a atual gestão da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), no comando do presidente, o prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino Gomes Neto (PR), vem promovendo. Desde o lançamento da “Galeria de Artes da ATM”, em junho deste ano, o intercâmbio cultural nos municípios e acesso à arte, fazem parte do cotidiano da entidade. Os artistas tocantinenses ganharam mais um espaço para a exposição dos seus trabalhos.

Com foco no cotidiano retratado em imagens simples e coloridas, a exposição “Flores do Paraíso”, das artistas plásticas de Paraíso do Tocantins, Rosângela Bucar e Rosemar Virgulino, foi a primeira da Galeria. Essa exposição teve resultado surpreendente, no coquetel de abertura, bem como em número de visitas durante o período da exposição. Através da galeria, os artistas comercializam seus trabalhos garantindo assim retorno financeiro.

A segunda exposição, da palmense Veralúcia Domingues consagrou, novamente, resultados positivos, principalmente, no número de trabalhos vendidos, cerca de 60% dos trabalhos expostos foram vendidos. “O sucesso das duas exposições mostra que a idéia inicial da ATM foi louvável e que veio de encontro a uma necessidade dos artistas em contar com mais um espaço para mostrar os trabalhos”, frisou o curador de arte da entidade, Pierre de Freitas.

Próximas exposições

Até o final do ano a ATM já completou a agenda de exposições. “A partir do resultado dessas duas exposições, começamos a ter mais procura pelos interessados em expor. Já temos agendamento até o final do ano”, informou o curador.

No dia 17 de outubro deste mês, o artista Hélio dos Santos, do município de Guaraí, abre a vernissage de suas telas. Essa exposição segue até o dia 17 de novembro. Em seguida, a ATM vai sediar uma exposição coletiva composta por oito jovens artistas da capital.

O incentivo da ATM se dá também através de apoio financeiro. “O espaço foi disponibilizado para os artistas e para os municípios, sem nenhum custo, já que a entidade vem subsidiando com recursos próprios toda essa iniciativa, que consiste na criação e confecção de convites para a exposição e, ainda, assessoramento técnico de um profissional da área”, explica Pierre.

A Associação fornece também, apoio administrativo, no decorrer da exposição, para divulgação e ainda, comercialização dos trabalhos. Os interessados em expor seus trabalhos, em 2012, já podem contatar a assessoria de comunicação e imprensa da ATM pelo telefone: (63) 3212-9808 ou pelo e-mail: ascom.atm@gmail.com.

Edital de Cultura

Paralelo a essa abertura, a ATM começou também, a acompanhar mais de perto, o lançamento de editais de apoio a projetos culturais, prova disso é a inscrição da Instituição, no Edital de Cultura 2011, do Governo do Estado.

Outros editais estão sendo analisados pela entidade para inscrição de projetos na área. “A importância de buscar editais é porque melhora ainda mais, a qualidade e as condições dos serviços prestados, já que até o momento, tudo o que vem sendo feito é com recursos oriundos da ATM”, disse o curador. (Da Assessoria)

Comentários (0)