Com uma programação diversificada que contempla 11 grupos teatrais que apresentaram durante 05 dias peças em diversos estilos teatrais entre eles: infantil, drama, comédia, teatro de rua, musicais, bonecos e etc, a Cia. de Teatro Sorria Meu Bem, realiza de 13 a 17 de novembro o ENCENARTE- Festival Nacional de Teatro de Gurupi que acontecerá de forma gratuita em duas sessões.Sendo as 15 horas para o publico infantil e as 20 horas para o publico a partir de 14 anos, no Centro Cultural Mauro Cunha.O evento conta com apoio do Ministério da Cultura, via editais: Microprojetos Mais Cultura da Amazonia Legal e Edital de Apoio a Festivais de Artes Cênicas, Prefeitura de Gurupi, Fundação UNIRG, Governo do Tocantins.
O evento de acordo com Thomas Batista proponente do festival, surge como um meio de atrair o público em geral ao teatro e ao mesmo tempo promover o intercâmbio e valorizar a cultura e o teatro produzidos nas suas mais diferentes linguagens pelos grupos dos estados do Tocantins e Goiás.Ele ressalta que o mesmo foi pensado em virtude do Tocantins não promover festivais contínuos que fortaleça e valorize a cultura do teatro nas suas mais diferentes linguagens, de maneira que possa tornar o município de Gurupi um grande painel das artes cênicas e referência teatral por meio do trabalho de divulgação do teatro, seus artistas e produtores. “Esta iniciativa nasce para oportunizar que vários grupos do Tocantins e Goiás possam circular com seus espetáculos, democratizando assim o acesso ao publico” explica Batista.
Já para o produtor do evento Cristiano Alves , diretor da Cia. Gueto de Teatro da casa de Cultura UNIRG, o festival contribuí para promover além do intercâmbio dos diversos grupos para a troca de experiências e discussão de propostas que atenda a classe de forma coletiva e faça assim com que o ENCENARTE seja visto como um espaço de circulação de espetáculos. “Queremos com este evento unir esforços entre os grupos na certeza de mostrar que nossos trabalhos merecem ser vistos e reconhecidos enquanto arte e cultura que necessita de apoio público e privado para sua continuidade” ressalta.
O projeto ENCENARTE foi aprovado pelo Edital de Apoio a Festivais da SECULT e acontecera tambem em 2012 no mes de março. (Da assessoria)
Comentários (0)