Cias. de Teatro de Gurupi iniciam produção do 1º Festival de Teatro da cidade

Durante a semana de comemoração pelos 53 anos de emancipação política da cidade de Gurupi a Cia. de Teatro Sorria Meu Bem em parceria como grupo Gueto da Casa de Cultura da UNIRG estará promovendo apresentações culturais e oficinas teatrais. O evento...

Proposto para acontecer de 05 a 09 de novembro deste ano, durante a semana de comemoração pelos 53 anos de emancipação política da cidade de Gurupi, a Cia. de Teatro Sorria Meu Bem em parceria com o Grupo Gueto da Casa de Cultura da UNIRG, iniciaram os preparativos para o ENCENART- Encontro Estadual e Nacional de Teatro do Tocantins- Festival de Teatro de Gurupi, onde durante uma semana o publico em geral terá acesso gratuito a: apresentações, debates e oficinas teatrais com grupos do estado e convidados de Goiás. Ao todo 08 apresentações já estão confirmadas entre elas a Cia. Trem de Doido de Goiás que fará a abertura do evento com a comedia: “A arvore dos mamulengos" e "Os saltimbancos".

O evento que conta com o patrocínio do Ministério da Cultura via editais: Microprojetos Mais Cultura da Amazônia Legal e Edital de Apoio a Festivais, Prefeitura de Gurupi, Secretaria de Educação, Secretaria da Cultura entre outros, surge como meio de promover o intercâmbio e valorizar a cultura e o teatro produzidos nas suas mais diferentes linguagens pelos grupos dos estados do Tocantins e Goiás.

De acordo com o diretor geral do evento Thomas Batista o festival foi pensado em virtude do Tocantins não promover festivais contínuos que fortaleça e valorize a cultura das artes cênicas, de maneira que possa tornar o município um grande painel das artes cênicas e referencia teatral por meio do trabalho de divulgação do teatro, seus artistas oferecendo a oportunidade para que vários grupos possam circular com seus espetáculos, democratizando assim o acesso de forma democrática. .

Batista explica ainda que o Encenarte pretende resgatar um pouco do projeto Timbá de Teatro que no ano de 1980 passou por Gurupi fazendo com que a cidade que na época pertencia ao médio Norte de Goiás, hoje estado do Tocantins, vivesse uma semana de muita arte e cultura por meio da circulação da produção teatral de outros estados e do Tocantins. Ele informa que neste projeto eram realizadas apresentações, debates e oficinas de diversas áreas artísticas para capacitação técnica dos artistas, com nomes importantes das artes cênicas entre eles: Humberto Pedrancine, Urias de Oliveira, entre outros, fala ainda que após a divisão de Goias novos grupos surgiram, outros desapareceram e poucos resistem ate hoje corajosamente a uma realidade caótica sem espaços físicos adequados para suas apresentações. O que acaba comprometendo a qualidade das montagens e o acesso do público. “Mesmo com dificuldades pretendemos buscar alternativas para mudar essa realidade e a adaptação de espaços públicos para a promoção de eventos deste porte é a maneira mais viável para sensibilizar o poder publico para a contrucao do tão sonhado teatro da cidade”, conclui.

Para Cristiano Alves , produtor do evento, que vai estrear no encerramento do festival pelo Grupo Gueto de Gurupi, com o espetáculo “TO encena”, peça esta premiada pelo edital de Apoio as Artes Cênicas da Fundação Cultural do Tocantins no ano de 2010, o festival contribuí para promover o intercambio dos diversos grupos, troca de experiências e discussão de propostas que atenda a classe de forma coletiva.“Queremos com este evento unir esforços entre os grupos na certeza de mostrar que nossos trabalhos merecem ser vistos e reconhecidos enquanto arte e cultura e ainda mostrar que Gurupi necessita de mas espaços para promoção do teatro”. (Da Assessoria)

Comentários (0)