No mês de junho, o Cine Sem Tela explora a cinematografia da temática prisional. Seja no sentido metafórico com da prisão física. A prisão do corpo. A prisão da alma. A prisão da mente. A ideia da prisão, tanto no seu sentido literal quanto metafórico, inspirou dezenas de filmes ao redor do mundo, sendo objeto de estudo de grandes diretores, atores e roteiristas.
Talvez o fascínio pela ideia se deva ao fato de que ela ser a antítese de um dos mais caros valores humanos, a liberdade. Sim, pois aqui a liberdade é sempre o objetivo final, cuja busca pode ser tanto motivo de redenção quanto de destruição para os personagens.
Durante todo este mês o Cine Sem Tela explora a cinematografia da temática prisional para levar ao espectador a dor, a angústia e a loucura despertas pelo cárcere. Serão quatro filmes que mostrarão as diversas formas de aprisionamento às quais o corpo e mente humanos são submetidos, muitas vezes um acompanhado do outro.
Cântico dos Degraus
Aliado a temática o cineclube exibe curtas tocantinenses antes dos longas – metragem . O curta tocantinense Cânticos dos Degraus abre a programação deste domingo, 5. A ARAP, uma associação de amparo às famílias e recuperação de ex-presidiários é tema do filme. Produzido por Roberto Giovannetti, Rodrigo Gomes e Daniel Falcão, com a grande ajuda de André Araújo, o filme ficou em segundo lugar, pelo júri popular, no Festival de Cinema de Palmas, o CHICO 2011. Para assistir ao documentário clique aqui.
Papillon
Depois do curta é a hora de Papillon (palavra em francês que significa borboleta). O longa-metragem baseado na história real de Henri Charrière, um pequeno criminoso que é injustamente condenado por assassinato e condenado à prisão perpétua em uma colônia penal conhecida como Ilha do Diabo, localizada na Guiana Francesa.
Papillon (Steve McQueen) está determinado a fugir, mas tentativa após tentativa ele encontra alguma dificuldade, o que resulta em sua eventual recaptura. Ele continua a tentar escapar, apesar de ser sempre levado à solitária a cada recaptura como forma de punição.
Cineclube Semtela
Temática : A prisão no cinema: grilhões do corpo e da alma
Data- dia 5 de junho
Horário – 19h30
Local – Gaúcho na praça da 110 sul (antiga arse 14)
Em cartaz – Papillon produção norte americana de 1973 estrelada por Steve McQueen e Dustin Hoffman, também o curta - metragem Cânticos dos Degraus,documentário produzido por Roberto Giovannetti, Rodrigo Gomes e Daniel Falcão, com a grande ajuda de André Araújo.
Entrada Franca
(Com informações da Assessoria)
Comentários (0)