Os quilombolas de todo o Tocantins discutirão, nesta sexta-feira, 28, a partir 19h30, no Centro de Comercialização de Natividade, assuntos relacionados à inclusão, fortalecimento institucional e desenvolvimento cultural, econômico e social de suas comunidades. É a “Cidadania Quilombola”, que acontecerá de 28 a 31 de maio. Uma promoção das Secretarias da Cidadania e Justiça e de Planejamento, contando com a parceria de diversas outras Secretarias e Instituições. O evento deve reunir mais de 150 Quilombolas.
Serão debatidos também, temas como os programas de reforço na área de segurança alimentar, e oportunidades de melhoria de renda, com técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; investimentos em programas de Desenvolvimento Social Sustentável; melhoria na infra-estrutura das 25 comunidades já reconhecidas pela Fundação Palmares no Tocantins; alfabetização de jovens e adultos; a possível criação de uma federação estadual de quilombolas e a regularização e titulação das terras onde se encontram as comunidades.
Na área cultural, um dos enfoques é para o artesanato que utiliza recursos naturais disponíveis nas diversas regiões onde se encontram as comunidades.
O primeiro evento programado para o encontro das comunidades quilombolas, é a palestra do técnico Aderval Costa Filho, do MDS, que apresentará um detalhado painel sobre programas que já estão em desenvolvimento em quatro estados, Minas Gerais, Bahia, Maranhão e Pará. Estes estados já estão recebendo verbas da ordem de R$1,1 milhão, cujos governos apresentaram projetos com o objetivo de atender a este grupo populacional, com fomento às atividades da cadeia produtiva e da sociobiodiversidade. (Com informações da Ascom)
Comentários (0)