A Feira Literária doTocantins (Flit) chegou a Colinas, e com ela, o Festival de Artes das Escolasdo Tocantins (Festa), que possibilita aos alunos da cidade anfitriã e das demais circunvizinhas demonstrarem todo o talento que têm. Talento este exibidopelos alunos da Escola Municipal José Teodoro Rodrigues, de Colinas, que não se limitaram à encenação teatral e deixaram um importante recado aos presentes:cuidado com a dengue; combata o Aedes Aegypti.
Cursando o 7º ano doEnsino Fundamental na unidade, Denys Silva Sobreira dos Santos representou um cidadão relapso, que não cuidava do próprio ambiente onde vivia, gerando vários criadouros para o mosquito transmissor da doença. “O meu personagem é descuidado e não segue o conselho da vizinha cuidadosa. Ele não coloca areia nos vasos de flor, deixa a caixa d’água destampada, pneu solto no quintal e garrafas de refrigerante também. Tudo isto é muito errado; o mosquito da dengue cresce em lugares assim e pode fazer um mal muito grande para todos nós”, destacou o estudante de 12 anos.
Vivendo o outro lado damoeda, Mislany Eugênia Sobrinho, de 16 anos, que cursa o 8º ano na José Teodorojuntamente com Marta Laura Costa Cosmo, de 14, ressaltou a mensagem da peça. “É muito importante que todos cuidem das suas casas e não deem chance para a dengue. Se cada um fizer a sua parte, sem deixar lixo jogado, nós estaremos protegidos”, afirmou Mislany, enquanto Marta finalizou: “a dengue é muito perigosa e deve ser levada a sério, pois ela mata.”
Escolha do tema
De acordo com a professora dos alunos envolvidos com a peça, Maria Enirley Araújo, a doença faz parte da realidade de muitos colinenses, por isto a escolha por este tema para a apresentação. “A Flit e o Festa são uma oportunidade muito boa de discutirmos assuntos importantes para toda a população, principalmente porque reúne muita gente durante as apresentações, e gente não só daqui, mas das cidades vizinhas também. Por isto nós resolvemos fazer uma peça no estilo musical sobre a dengue,pois além de divertida, ela conscientiza. Há muitos casos de dengue em Colinas; quanto mais gente puder aprender a combate-la, melhor será”, explicou a educadora. (Ascom Seduc)
Comentários (0)