O mix de teatro, artes visuais e música poderia ser a definição de Performance, se o gênero artístico permitisse. E é justamente a formação de seu conceito, ou o não conceito, que será debatido no Encontro de Performance do SESC Tocantins, no próximo sábado, 30. O evento, aberto ao público, será no Centro de Atividades do SESC Palmas, a partir das 9h.
O Encontro conta com a participação dos performers Filipe Porto, que fará a palestra/debate “O que não é performance”, e Luísa Nobrega, que ministrará oficina sobre o tema. Ao final, será exibida a Mostra de Performance, com a participação de artistas tocantinenses.
Palestra
“Não há um conceito fechado sobre o que é Performance, afinal, o movimento surgiu recentemente, se comparado à pintura, teatro e música. Além disso, a Performance é um tipo de arte que não quer ficar em presa em conceitos”, comentou Filipe Porto.
O performer, que estuda Artes na Universidade Federal do Tocantins, espera a participação do público na palestra.
Filipe Porto é natural de Goiânia, Goiás, mas morou em Araguaína por muito tempo. Começou a cursar Odontologia, mas, ao participar de uma aula experimental de desenho, percebeu sua “veia artística” e resolveu mudar de curso. Atualmente, Filipe atua como performer e realiza palestras por meio de projeto contemplado pela Secretaria da Cultura do Estado do Tocantins – Secult e Fundação Cultural do Estado do Tocantins – Funcult no edital PRÊMIO KATHIE PEJADA de Apoio às Artes Visuais.
Oficina
Atriz formada pelo Teatro-Escola Célia Helena e bacharel em Filosofia pela Universidade de São Paulo, Luísa Nóbrega foi aluna da Escola de Arte Dramática e do curso de artes cênicas da Unicamp. Seus questionamentos em relação à noção do espetáculo e uma urgência em explorar limites entre linguagens a aproximaram da dança contemporânea e, finalmente, da performance arte. Como performer, em 2011 participou como artista convidada, entre outros eventos, do festival Periferias, em Huesca, Espanha, da edição de novembro do encontro de performance Dimanche Rouge, em Paris, do SPA das Artes, em Recife – PE, do Performa Paço encontro V.E.R., em Terra Una (MG) e do Performa Paço, no Paço das Artes, em São Paulo. (Da assessoria).
Comentários (0)