Festival de Inverno de Taquaruçu traz cantor Paulinho Moska nesta edição

Entre os dias 25 à 27 de junho será realizado o 2º Festival de Inverno de Taquaruçu - Encontro de Culturas Tradicionais brasileiras do Tocantins. O público poderá conferir uma programação diversificada para este ano entre shows, debates, peças teatra...

Pelo segundo ano consecutivo, o distrito de Taquaruçu vai sediar o maior evento de artes integradas do Tocantins. O II Festival de Inverno de Taquaruçu - Encontro de Culturas Tradicionais Brasileiras do Tocantins será realizado de 25 à 27 de junho, tendo como epicentro das atividades a praça Maracaípe.

A programação deste ano contempla todos os gostos e estilos, oferecendo para o público a possibilidade de encontrar shows, debates, peças teatrais, dança, gastronomia local, artesanato (com atrações raras de Natividade e Lageado), esportes radicais, rodas de conversas e oficinas durante os três dias de evento.

O Festival de Inverno de Taquaruçu é uma realização da Usina de Invenções Culturais, em parceria com as ONGs ICAT e o Ponto de Cultura A Barraca. Este ano, o festival consolida uma nova fase da iniciativa privada na produção cultural tocantinense, contando com uma respeitável rede de patrocinadores e apoiadores que envolvem o Ministério do Turismo, a Fundação cultural do Tocantins, a Agência de Desenvolvimento Turístico, a Secretaria de Comunicação, órgãos do Governo do Estado, o SESC Tocantins, SEBRAE Tocantins, emendas parlamentares e apoio dos Deputados Nilmar Ruiz, Marcelo Lellis, além de empresas que tradicionalmente estão aliadas à cultura como a Agência Hágora, Fogos e Cores , entre outras

Estrutura e Programação

Dois palcos serão montados no centro de Taquaruçu, um para música e outro para artes cênicas. A praça de alimentação com gastronomia regional apresenta uma novidade, contará com a presença de representantes do interior do Estado e do centro de Palmas.

Na praça das crianças a diversão está garantida com o caminhão Palco do SESC e a BiblioSESC. Na feira de artesanato diversos produtos locais como bolsas, toalhas e acessórios poderão ser encontrados a preços convidativos. A grande novidade corre por conta da criação de uma loja de artesanato pelo próprio Festival, para oferecer condições técnicas para o Artesanato em Ouro que será inclusive criado e confeccionado in loco (Natividade) e o Artesanato em Cerâmica de Maria Elza (Lageado) que apresentará suas mais novas peças.

Também haverá atividades artísticas nos restaurantes tradicionais – Sabor da Serra e Mandala, atividades com os Pontos de Cultura locais – Taboka Grande e Canto das Artes.

A Rede Solidária de Hospedagem estará funcionando: trata-se de uma interação comercial comunitária unindo pousadas a vários moradores que alugam suas casas, dependências, quintais ou chácaras para que os turistas possam ficar hospedados durante os três dias de evento.

Algumas atrações ainda estão em negociação, das já confirmadas temos nomes importantes como: Chiquinho Chocolate e Banda, Fernandinho do cavaquinho e Banda (ambos de Gurupi), Dona Naninha com seu biscoito amor Perfeito, Keila Lipe, Banda Mestre André Porto nacional e outras preciosidades.

Do Rio de Janeiro está confirmado o show de Paulinho Moska, compositor e cantor que se alia à geração de nomes como Lenine e Zeca Baleiro. Nos últimos anos coleciona sucessos como Pensando em Você, A Seta e o Alvo, Me leve, O Mundo e muitas outras.

Uma atração inovadora, “provando que o conceito de cultura tradicional não está aliada aos tempos antigos e sim ao eterno retorno das culturas populares”,diz o Diretor Geral do Festival, Marcelo Souza.

Comentários (0)