Historiador tocantinense apresenta em Portugal o tema educação escolar indígena

O historiador e antropólogo Genilson Rosa Severino Nolasco chegou recentemente de Portugal, onde defendeu a temática educação escolar indígena, no curso de Mestrado em Antropologia Social e Cultural: Conflitualidade e Mediação Cultural no Mundo Conte...

O historiador e antropólogo Genilson Rosa Severino Nolasco chegou recentemente de Portugal, onde defendeu a temática educação escolar indígena, no curso de Mestrado em Antropologia Social e Cultural: Conflitualidade e Mediação Cultural no Mundo Contemporâneo, na Universidade de Coimbra. O estudo teve como objetivo compreender o processo próprio de ensino-aprendizagem Akwẽ-Xerente e analisar a sua relação com o processo de escolarização.

Para freqüentar ao mestrado e realizar o estudo de caso, Genilson contou com uma bolsa do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford. Suas pesquisas de campo foram realizadas na aldeia Rio Sono, localizada na Terra Indígena Xerente, a aproximadamente 75 km de Tocantínia, segundo os levantamentos históricos é uma aldeia com mais de 100 anos de existência, sendo uma das mais antigas do território Akwẽ.

Foram orientadores da dissertação, os professores Fernando José Pereira Florêncio, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), e Odair Giraldin, da Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). E a apresentação do trabalho em Portugal, obteve sucesso e comentários eloqüentes sobre a descrição do complexo universo do povo Akwẽ e sua maravilhosa cultura.

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