Indígenas do Tocantins das etnias karajá, Javaé, Xerente e Karajá/Xambioá embarcam na próxima quinta-feira, 09, para participarem da 5º edição do maior evento de confraternização cultural do Rio de Janeiro – O Carnaval das Culturas do Mundo. A comitiva será composta por oito integrantes indígenas, sendo a coordenação da delegação, a cargo de Kohalue Karajá, da coordenação Indígena, da Secretaria da Cidadania e Justiça.
O evento, que acontecerá no Centro Cultural Imperial, na Avenida Atlântica, nos dias 11 e 12 deste mês, será um festival Multicultural a céu aberto. Segundo os organizadores, a idéia é realizar uma grande festa reunindo representantes dos mais diversos grupos culturais existentes no Brasil e no mundo, um verdadeiro Festival de culturas entre povos de diferentes origens e costumes.
Há a previsão de a comitiva conhecer a aldeia indígena do Povo Guarani, que fica em Niterói, município situado a 21 km da capital Fluminense.
O ideal é o resgate da herança cultural da humanidade e a recuperação e divulgação da diversidade cultural dos povos, destacando a enorme importância que existe em manter e divulgar essas tradições.
Carnaval das Culturas
Evento anual com sua primeira edição realizada no Parque do Flamengo em setembro de 2006, e com segunda, terceira e quarta edições em 2007, 2008 e 2009 em Copacabana.
Na 5ª edição, em agosto de 2010, também em Copacabana, com entrada franca, cada grupo se apresentará, em desfile e palco, suas respectivas danças, crenças, trajes típicos e costumes. Haverá ainda, uma grande feira de artesanato, moda, gastronomia e divulgação dos principais pólos turísticos de cada região. Será, inegavelmente, a maior manifestação cultural já realizada ao ar livre, com desfile em via pública e palcos onde vários grupos se apresentarão em concertos gratuitos, com espetáculos de música, canto, dança, teatro, mímica. (Com informações da Ascom Seciju)
Comentários (0)