Indígenas do Tocantins participam do Carnaval das Culturas do Mundo

Índios de diversas etnias do Tocantins participam no próximo dia, 9, no Rio de Janeiro, da 5º edição do Carnaval das Culturas do Mundo, o maior festival Multicultural a céu aberto e culturas entre povos de diferentes origens e costumes....

Indígenas do Tocantins das etnias karajá, Javaé, Xerente e Karajá/Xambioá embarcam na próxima quinta-feira, 09, para participarem da 5º edição do maior evento de confraternização cultural do Rio de Janeiro – O Carnaval das Culturas do Mundo. A comitiva será composta por oito integrantes indígenas, sendo a coordenação da delegação, a cargo de Kohalue Karajá, da coordenação Indígena, da Secretaria da Cidadania e Justiça.

O evento, que acontecerá no Centro Cultural Imperial, na Avenida Atlântica, nos dias 11 e 12 deste mês, será um festival Multicultural a céu aberto. Segundo os organizadores, a idéia é realizar uma grande festa reunindo representantes dos mais diversos grupos culturais existentes no Brasil e no mundo, um verdadeiro Festival de culturas entre povos de diferentes origens e costumes.

Há a previsão de a comitiva conhecer a aldeia indígena do Povo Guarani, que fica em Niterói, município situado a 21 km da capital Fluminense.

O ideal é o resgate da herança cultural da humanidade e a recuperação e divulgação da diversidade cultural dos povos, destacando a enorme importância que existe em manter e divulgar essas tradições.

Carnaval das Culturas

Evento anual com sua primeira edição realizada no Parque do Flamengo em setembro de 2006, e com segunda, terceira e quarta edições em 2007, 2008 e 2009 em Copacabana.

Na 5ª edição, em agosto de 2010, também em Copacabana, com entrada franca, cada grupo se apresentará, em desfile e palco, suas respectivas danças, crenças, trajes típicos e costumes. Haverá ainda, uma grande feira de artesanato, moda, gastronomia e divulgação dos principais pólos turísticos de cada região. Será, inegavelmente, a maior manifestação cultural já realizada ao ar livre, com desfile em via pública e palcos onde vários grupos se apresentarão em concertos gratuitos, com espetáculos de música, canto, dança, teatro, mímica. (Com informações da Ascom Seciju)

Comentários (0)