A Fundação Cultural de Palmas - FCP em parceria com o Instituto Tomie Ohtake oferece 40 vagas para o curso gratuito de formação em arte contemporânea, voltado para classe artística, que será realizado de 15 de abril a 25 de junho. Para participar, os interessados devem enviar seus portfólios (com até 10 fotos), nome completo, endereço e telefone, para o e-mail edppremio@institutotomieohtake.org.br, informações no telefone 2111 2406.
Os artistas Albano Afonso e Sandra Cinto, reconhecidos também no ensino da arte, ministrarão as aulas e selecionarão os candidatos. Os 40 alunos selecionados serão divididos em duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde, com 12 aulas de 3 horas cada, às sextas-feiras e aos sábados. Ao final do curso, as obras produzidas serão expostas na Galeria Municipal de Artes.
Prêmio EDP
O Prêmio EDP nas Artes é composto por Cursos de Formação, Palestras, Seminário, Edital de Seleção, Premiação, Exposição e Publicação e tem como objetivo estimular e formar novos talentos artísticos em todo o país e proporcionar uma primeira inserção profissional através da exposição dos trabalhos selecionados na sede do Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.
Para abarcar participantes de todo o Brasil, sobretudo das regiões distantes do eixo Rio/São Paulo, uma das atividades do projeto é a realização destes cursos de formação. Além de trazer reflexões sobre vários processos de criação, propostas de novas práticas e conceitos contemporâneos, os professores orientam sobre a confecção de portfólios, garantindo aos jovens melhores condições de concorrer ao prêmio.
Em outubro deste ano (2011) será lançado o Prêmio EDP nas Artes 2012 e a partir desta data os interessados podem obter maiores informações pelo site.
Instituto Tomie Ohtake
Inaugurado em 2001, em São Paulo, o Instituto Tomie Ohtake é referência na América Latina por seu espaço diferenciado para exposições e por sua forte atuação no campo das artes no Brasil e no exterior. Consagrou-se por desenvolver um amplo e criativo trabalho de educação por meio da arte, fundamentado na pesquisa, produção de material e no treinamento de professores, em programa que já alcançou, com profundidade, 10 mil educadores da rede pública.
Inovou ainda ao criar novas propostas para o ensino da arte contemporânea e com isso compartilha esta produção de conhecimento realizando projetos em outras organizações. Mantém também uma programação de cursos voltada ao público em geral na qual reúne temas que vão da filosofia à história da arte. Desenvolve ainda atividades com alunos de escolas públicas e privadas que contam com visitas guiadas às exposições combinadas com ateliês e material pedagógico especialmente desenvolvido. (Da Assessoria)
Comentários (0)