Os integrantes da Lamira Cia de Dança estão cumprindo uma rígida rotina de ensaios, preparação física, produção de cenário, iluminação e figurino: se trata da montagem de Fela da Gaita, um espetáculo de Dança, com estreia marcada de 15 a 17 de junho, no Teatro Sesc Palmas.
Fela da Gaita venceu o edital Cultural do Banco da Amazônia – 2012 e alcançou a primeira colocação estadual no Prêmio Arnaud Rodrigues - 2011. O espetáculo apresenta uma poética elaborada em torno do universo do Romanceiro Popular do Nordeste brasileiro, nas figuras do poeta cantador, do coquista, do aboiador, do glosador, do cordelista, do mamulengueiro, além da influência dessa cultura na formação de diversas “culturas brasileiras”.
A diretora geral do espetáculo, Carolina Galgane, explica que “a proposta é fazer uma releitura que relaciona o universo do Romanceiro Popular, com o universo urbano e globalizado da atualidade. Nosso intuito é produzir uma nova experiência estética para o nosso público”.
A Lamira Cia de Dança utiliza, no processo de montagem de Fela da Gaita, pesquisas sobre a commedia dell"arte, o uso de máscaras na construção de personagens e a movimentação articular existente na manipulação de títeres (marionetes). Mais informações no site. (Ascom)
Comentários (0)