Livro "O dedo na ferida. Menos imposto, mais consumo" será lançado nesta quinta

Escritor Alberto Carlos Almeida lança em Palmas o livro "O dedo na ferida. Menos imposto, mais consumo" nesta quinta-feira, 17, às 19 horas, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O livro nasceu de uma pesquisa feita em todo o Brasil, c...

O brasileiro está cansado de pagar imposto. Esta é uma das revelações feitas pelo livro O dedo na ferida - Menos imposto, mais consumo, que o escritor e pesquisador Alberto Carlos Almeida lança nesta quinta-feira,17, às 19 horas, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Palmas.

O livro nasceu de uma pesquisa feita em todo o Brasil, com mais de 1.000 entrevistas, que identificou a opinião dos brasileiros a respeito dos impostos e da avaliação que fazem do governo no uso dos recursos públicos. Uma das conclusões que o livro aponta é que o brasileiro prefere pagar menos impostos e ter mais dinheiro no bolso para pagar um plano de saúde privada.

Para se ter uma ideia do volume da carga tributária do Brasil atualmente, a cada R$ 1.000,00 que o brasileiro recebe de salário, R$ 400,00 vão só para pagar imposto. Outro dado importante é que o brasileiro trabalha, em média, 148 dias por ano só para arcar com os impostos.

Segundo Almeida, o brasileiro considera que se os Governos utilizassem melhor o dinheiro público, reduzindo o desperdício e combatendo a corrupção, a carga tributária poderia diminuir sem qualquer conseqüência para a administração pública.

Para apresentar e debater esses e outros temas, Alberto Carlos Almeida vem a Palmas, nesta quinta-feira (17/06), às 19 horas, para o lançamento do livro DEDO NA FERIDA. Menos imposto, mais consumo.

 Sobre o escritor

Alberto Carlos Almeida coordenou pesquisas eleitorais da FGV entre 2002 e 2005 e da Ipsos Public Affairs entre 2005 e 2007, onde foi responsável pelo Pulso Brasil, uma pesquisa mensal sobre consumo, economia e política. Atualmente, dirige o Instituto Análise, que realiza análise de dados e pesquisas para o setor público e para empresas privadas. Tem grande experiência em assessoramento de campanhas eleitorais.

É colunista do jornal “Valor Econômico”. Autor do best-seller “A cabeça do brasileiro” (Editora Record, 2007) e dos livros “A cabeça do eleitor” (Editora Record, 2008), “Porque Lula?” (Editora Record, 2006), “Como são feitas as pesquisas eleitorais e de opninião” (Editora FGV, 2002), “Presidencialimo, parlamentarismo e crise política no Brasil (Eduff”, 1998) e “A qualidade de vida no Estado do Rio de Janeiro” (Eduff, 1997).

Ainda, foi professor da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Comentários (0)