Os músicos/alunos da Banda Marcial Anjos Tocadores e do Coral Vozes Encantadas da Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo Tavares, juntamente com o Grupo de Flautas da Escola Municipal Crispim Pereira Alencar, se apresentaram na última quinta-feira, 25, no Seminário Internacional de Educação Integral em Jornada Ampliada: Desafios e Experiências para as Políticas Públicas em Diferentes Países; e no Salão Negro do Congresso Nacional em Brasília - DF.
As apresentações que foram aplaudidas de pé no Seminário Internacional, contagiaram e emocionaram os educadores, gestores governamentais e de universidades públicas brasileiras, bem como representantes do governo da Inglaterra, da França, da Espanha, da Finlândia, da Argentina e da Coréia do Sul que se reúnem para trocar experiências sobre Educação Integral e Jornada Ampliada.
Estavam presentes no segundo dia do Seminário Internacional, o coordenador geral de Educação em Direitos Humanos da Presidência da República, Fábio dos Santos, a coordenadora geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação (MEC), Rachel Trajber, o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação e Secretário Municipal da Educação de Palmas, Danilo de Melo, a diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania do MEC, Jaqueline Moll, a diretora de Gestão e Educação Integral da Secretaria da Educação de Palmas, Roneidi de Sá, o professor e educador ambiental da Universidade de Brasília (UnB), Philippe Layrargues e o reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul, Jaime Giolo.
Entre uma apresentação e outra a diretora de Educação Integral, Direitos Humanos e Cidadania do MEC se dirigiu ao microfone e parabenizou o professor Danilo de Melo pela sua grande contribuição na educação integral, “’Estou convencida de que amanheceu’! (remetendo a fala de Darcy Ribeiro) o professor Danilo tem a qualidade de gestor administrativo, a qualidade de político e a qualidade de pessoa humana”, expressou Jaqueline.
Os músicos/alunos também apresentaram suas melodias no salão negro do Congresso Nacional que despertou a curiosidade e atenção dos servidores da Câmara dos Deputados, Senado Federal, bem como de visitantes do Congresso.
Três Poderes
Após as apresentações os músicos/alunos visitaram a praça dos três poderes onde se encontram, harmônicos e ao mesmo tempo independentes entre si, o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional. Na oportunidade eles conheceram um pouco mais da história de Brasília, de Juscelino Kubitschek e viram de perto algumas obras do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer.
No Palácio do Planalto que está em reforma há um ano e três meses e desde então fechado a visitação, teve suas portas abertas aos músicos/alunos da capital do Estado do Tocantins que puderam conhecer as principais dependências do Palácio. As crianças, que percorreram cerca de 880 Km até Brasília, tiveram a oportunidade de adentrar também na Câmara dos Deputados e no Senado Federal e conheceram um pouco de como funciona o trabalho de nossos governantes na capital do Brasil. (Com informações da Ascop)
Comentários (0)