Neste domingo dia, 13, a partir das 19h30 o cineclube Sem Tela apresenta a sessão Cinema, Sonho e Realidade, exibindo o premiado curta-metragem “Ilha das Flores” e o longa “A máquina”. Ao fim da sessão será iniciado um debate, que neste fim de semana vai contar com a participação do Professor de História da Universidade Federal do Tocantins, Paulo Fernando Martins, e a fundadora do Blog Vivo Verde, Daiane Santana.
Ilha das flores
O curta- metragem “Ilha das flores” é um documentário experimental dirigido por Jorge Furtado. O filme acompanha a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, escancarando o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho. Produzido há 22 anos o curta ainda é amplamente discutido, principalmente nas escolas e universidades por sua temática realista que discute o individualismo, a poluição e a miséria humana .
A Máquina
Logo depois é a vez do filme “A máquina”, uma ficção de 2006 dirigido por João Falcão e baseado no livro homônimo de Adriana Falcão. Ganhador do prêmio de melhor filme pelo júri e pelo público no Festival do Rio. No filme os sonhos contradizem a realidade, as condições geográficas e políticas ameaçam conter a vida, e o amor desempenha o papel de elemento transformador.
Agora as sessões serão realizadas exclusivamente nos domingos, mas permanecem no mesmo local, no Quiosque dos Gaúchos (Paulo, Fabrízia e Paulinha), tendo início sempre a partir das 19h30. (Com informações da Assessoria)
Comentários (0)