Sinopse - Manisfestação de cunho religioso católico, a Folia do Divino Espírito Santo, faz parte da nossa cultura e está incorporada nas comunidades do interior do País. No Tocantins, a cidade de Monte do Carmo, fundada no ciclo do ouro, com pouco mais de sete mil habitantes é palco de duas folias do Divino Espírito Santo, a de Baixo e a de Cima.
Cada folia é formada por dezoito homens entre folia e arriação, devotos que percorrem durante 30 dias, um roteiro de evangelização e pedição de esmola para a realização da festa do Divino.
O primeiro grupo da folia é formado pelo alferes/encarregado que leva a Bandeira do Divino, cantadores, violeiros e caixeiro. o segundo grupo é o da arriação, constituido pelo arrieiro chefe e tangedores, que segue sempre na frente tocando a tropa de animais, que levam a bagagem e a matula dos foliões.
O simbolo da representação da folia é a Bandeira de cor vermelha com uma pomba branca no centro. É referenciada e respeitada por todos. Por onde a folia passa deixa um sentimento de alegria.
O giro começa no domingo de Páscoa. Os dezoitos foliões incorporam seus personagens e seguem um trajeto, sob o comando do alfesres/encarregado, a quem devem respeito e obediência.
O pouso é a fazenda que recebe a folia no sertão. Nesse espaço a folia apresenta seu ritual. A licença, pedindo permissão para passar uma noite e metade de um dia. os rituais seguem uma rotina em todos os pousos: bendito, agradecendo as refeições, roda, sússia, canto da esmola, beijar a bandeira logo pela manhã em sinal de respeito ao Divino Espírito Santo.
A Praça da igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Monte do Carmo, transforma-se em um grande palco para o encontro das folias, após 30 dias girando pelo sertão, marcando o grande momento da Folia do Divino Espírito Santo com a comunidade local.
A produção - durante 30 dias do giro, a equipe acompanhou a Folia de Cima, percorrendo uma das mais belas regiões do município de Monte do Carmo, registrando o cotidiano da folia e dos foliões.
A Estréia - O documentário "O giro da folia de cima", estréia dia 13/05, na chegada das folias, em Monte do Carmo. As exibições aconteceram na Casa da Festa e em praça pública. No dia 17/05, último dia do Salão do Livro, no espaço Café Literário, às 17h, em Palmas.
O documentário de 35 minutos é fruto de 50horas de material e foi produzido entre os meses de março e abril de 2008 e finalizado em março de 2009.
Ficha Técnica:
Roteiro e Direção
João Luiz Neiva
Direção de Pósprodução
Carlos M.F.Franco
Pesquisa e Produção
Marilda Amaral
Cinegrafia
Cleginaldo Ponce
Fotógrafa/Still
Dele Batista
Trilha Sonora
Folia de Cima
Realização
Idearte Audiovisual
Comentários (0)